Doutoranda da UFSC é contemplada com Chamada Atlânticas para estudar na Tulane University, nos EUA
A doutoranda Desirée dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi contemplada pela Chamada Pública Atlânticas, e fará doutorado sanduíche na Tulane University, em Nova Orleans, no Estados Unidos.
A acadêmica, que está vinculada à linha de pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero do PPGLit, irá aprimorar suas pesquisas acerca das traduções literárias realizadas com poesias da escritora afro-estadunidense Nikki Giovanni, sob orientação da professora Tânia Regina Oliveira Ramos.
Desirée pretende avolumar os estudos negro-feministas de tradução e crítica literária no Brasil, segundo ela, “traçando uma imbricação de escrevivência entre o Inglês Afro-Estadunidense – Black English ou Ebonics, e o Português Afro-Brasileiro – Pretuguês, confluindo com a oportunidade de acesso ao acervo completo de Nikki Giovanni na biblioteca da universidade e em centros de pesquisa como o arquivo Amistad Research Center“.
A Chamada Atlânticas, do Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, irá enviar 86 mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas com bolsas de pós-doutorado e doutorado sanduíche ao exterior. A iniciativa integra o edital de financiamento do CNPq vinculado ao Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério das Mulheres (MMulheres) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
No dia 13 de setembro, a aluna participou do I Encontro Atlânticas: Construindo vínculos e projetando o futuro acadêmico, em Brasília (DF), onde as bolsistas foram recepcionadas com dinâmicas, palestras e oficinas juntamente a palestrantes com trajetórias inspiradoras, representantes do CNPq e dos quatro ministérios.