Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política lança dois livros no sábado, dia 6 de julho
Os livros Democratic life after the transition e Da esplêndida amargura à esperança militante, ambos de autoria de Remy Jose Fontana, professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), serão lançados no próximo sábado, dia 6 de julho. As obras originaram-se da tese de doutorado do docente, defendida na University of London. O evento de lançamento será realizado entre as 10h e 12h na Livraria Desterrados, na rua Tiradentes, nº 204, no Centro de Florianópolis.
A obra Democratic life after the transition (editora Dialética, 448 págs.) examina a questão da governabilidade nos governos dos presidentes Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso e no primeiro mandato de Lula. Segundo o autor, “trata-se de períodos governamentais que foram marcados pelas inflexões da chamada transição democrática, da agenda neoliberal e das perspectivas de mudança social, respectivamente”. Já o livro Da esplêndida amargura à esperança militante (editora Insular, 376 págs.) traz uma coleção de ensaios que buscam “integrar ciência, consciência e intervenção como estratégia para aguçar a percepção das pessoas e refinar sua capacidade de discernimento, diante da opacidade das relações sociais e de seu espessamento ideológico, e para habilitá-las, e mais ainda motivá-las, a se engajarem em projetos coletivos de transformação social”.
Remy Fontana nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 1947. Graduou-se em Filosofia pela UFSC, em 1972, e cursou a pós-graduação em Sociologia na Universidade de São Paulo (1973-1975) e em Ciência Política na University of London (1990-1994). Atuou como professor da UFSC entre os anos de 1976 e 2010. No ano de sua aposentadoria, Remy recebeu uma homenagem da direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) como pesquisador. Atualmente, vive em Florianópolis e dedica-se a escrever artigos e ensaios.