Jornalismo recebe mostra e atividades sobre comunicação educativa e comunitária

02/04/2024 13:09

Em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), chega ao curso de Jornalismo, na próxima segunda-feira, 8 de abril, a mostra que celebra o legado de Mario Kaplún e Ana Hirsz, reconhecidos por sua contribuição à educação popular e comunitária na América Latina. A exposição é organizada pela Universidad de la República (Udelar), do Uruguai, e ficará disponível à comunidade universitária na sala multiuso Zahidé Muzart, bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) até 19 de abril.

Além da mostra, entre os dias 8 e 9 de abril ocorrem, na UFSC e UDESC, uma série de atividades que buscam gerar espaços de troca e reflexões sobre educação e comunicação comunitária. Nesses encontros estará presente o professor Gabriel Kaplún, titular da Facultad de Información y Comunicación da Udelar, mestre em Educação, doutor em Estudos Culturais Latino-americanos, filho do casal Kaplún e Hirsz.

Ao longo de meio século de trabalho conjunto, o casal de uruguaios, Kaplún e Hirsz reuniu documentos, imagens e objetos que revelam a memória da comunicação e educação comunitária em diversas regiões da Iberoamérica. Composta por treze painéis, a mostra destaca a importância do pensamento crítico na construção dos sentidos sociais e da democracia em uma sociedade midiatizada. Entre os materiais expostos, há cartas trocadas com personalidades como Paulo Freire e Martin Barbero, proporcionando uma oportunidade para refletir sobre a educação e comunicação comunitária e popular.

A programação conta, ainda,  com oficinas ministrada pelo professor Gabriel Kaplún: uma delas, no dia 8, propõe refletir sobre como a Universidade forma para o trabalho profissional, com vagas limitadas e inscrição gratuita. A outra será no dia 9, às 14h, propõe refletir sobre o fato de que, quem forma professores, educa aos que educarão.  As vagas são limitadas. também com a inscrição gratuita.

Também dia 9,às 19h, em formato híbrido, no Laboratório de Informática da Udesc, ocorre a mesa Desafios da Educomunicação e Educação Midiática na atualidade, com participação de Gabriel Kaplún, Ademilde Silveira Sartori (Udesc) e Mônica Fantin (UFSC) e mediação de Rafael Gué Martini (Udesc). Não há necessidade de inscrição.

Tags: Mario Kaplún e Ana Hirszmemórias da comunicação educativa e comunitáriaoficina