UFSC recepciona primeiros estudantes do Vestiba+ aprovados no Vestibular 2024

01/02/2024 12:31

O encontro contou com a presença de professores e alunos que fizeram parte do curso curso pré-vestibular gratuito Vestiba+. (Foto: Ariclenes Patté/Agecom/UFSC)

Os alunos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 que fizeram parte da primeira turma do curso pré-vestibular gratuito Vestiba+ foram recebidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na quarta-feira, 31 de janeiroO encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria, no Campus de Florianópolis, e buscou recepcionar os primeiros alunos que vão ingressar na Universidade por essa parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a UFSC. A reunião se iniciou com uma fala do reitor, Irineu Manoel de Souza, dando boas-vindas aos 5 dos 12 aprovados do Vestiba+ que estiveram presentes.

Durante a reunião, alunos e professores falaram sobre as experiências vividas. “No início era bastante gente, a sala cheia, e ao decorrer do cursinho foi diminuindo. Cada dia que passava vinham menos pessoas, e a gente viu que realmente a galera que ficou até o final foi aprovada”, disse, durante a reunião, Diego Alexandre de Souza, que passou em Sistemas de Informação. “Ter a oportunidade de entrar em uma universidade tão importante e conceituada, e ainda de me formar em uma área boa, que eu sonhei e conquistei, é muito gratificante”, disse em entrevista.

Durante a reunião, as falas do reitor, Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora, Joana Célia dos Passos, enalteceram a relação da Universidade e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, potencializando a aproximação da UFSC com a sociedade. Além disso, o reitor e a vice-reitora lembraram a importância de ter estudantes – da Graduação e da Pós-Graduação – trabalhando no Vestiba+, fazendo com que a relação com os participantes do projeto seja ainda mais próxima.

Diego Alexandre de Souza e Júlia Eduarda Kosmann. (Foto: Ariclenes Patté/Agecom/UFSC)

“Com o Vestiba+, eu realmente estudei as coisas que iam cair. Os professores também foram muito acolhedores. São gente como a gente”, relatou Júlia Eduarda Kosmann, aprovada em Filosofia, em entrevista. De acordo com Maria Clara Peres, professora que ministrou a matéria de Atualidades, algumas aulas eram expositivas, mas a maioria era debate. “Durante uma aula em que a gente teve sobre meio ambiente e ebulição climática, o acordo de paris foi falado, e essa realmente foi uma questão no vestibular”, disse Maria.

Reunião também discutiu ampliação do projeto

Outras questões, como a ampliação do projeto, também foram discutidas. Nessa primeira rodada, foram mais de 250 alunos inscritos, sendo que 70 desses cursaram o Vestiba+. Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas para Infância e Juventude, da Prefeitura, apontou que nessa fase inicial foram oferecidos alimentação, através do restaurante popular; transporte público, através do sistema transporte da Prefeitura; material escolar e também uniforme. “Agora nessa segunda rodada do curso, a gente quer trazer o coffee break, uma alimentação para dentro da sala de aula, e também trazer a oportunidade de apoio psicológico para esses estudantes”, disse em entrevista.

Tags: cursinhocursinho gratuitocursinho pré-vestibular gratuito da UFSCcursinho preparatório pré-vestibularPMFPrefeitura de FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestiba+Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024