Pré-vestibular da UFSC Blumenau aprova 17 alunos no Vestibular Unificado 2024

24/01/2024 09:47

Dezessete alunos da edição de 2023 do Pré-UFSC foram aprovados na primeira chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024. O Pré-UFSC é um cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para alunos de escolas públicas. Ele prepara os estudantes para o Vestibular da UFSC, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares de outras instituições de ensino.

João Gabriel Pozzobon, 18 anos, foi aprovado para Ciências da Computação na UFSC de Florianópolis, curso que tinha uma concorrência de 12,84 candidatos por vaga. Morador de Gaspar, ele fez o vestibular da UFSC pela primeira vez. “Sempre adorei computadores. Não só isso, mas já trabalho com desenvolvimento de software e aprendi a programar sozinho aos 9 anos. Durante o ensino médio, procurei um curso do IFSC por esses mesmos motivos”, conta.

Já matriculado na UFSC, João relata como foi a preparação para as provas: “Eu tinha uma viagem grande marcada para o dia 11 de dezembro, logo depois do Vestibular. Em meio à preparação para essa viagem, o que eu consegui fazer foi revisar o formato de questões da prova e da redação. Também dediquei uma ou duas horas por dia para resolução de questões, como um teste.”

O aprovado Lucas Reis e Silva, 18 anos, mora em Blumenau e fez o Vestibular da UFSC pela segunda vez. Ele conta que escolheu o curso de Física por vocação: “Amo saber como as coisas funcionam, em seus mínimos detalhes. Sou apaixonado por este lado da natureza e a forma como a matemática é utilizada para descrevê-la, me fascina.”

Lucas começou a estudar para o Vestibular Unificado em fevereiro de 2023. “Montei uma estratégia, de acordo com minhas notas de corte e pesos na prova, para aproveitar ao máximo o meu tempo. Todos os dias eu estudava sozinho e em casa, por vídeos no YouTube e às vezes com o auxílio de livros. Guardei tudo o que estudei, em ordem, em um fichário que uso para consulta sempre que necessário. Além disso, quase todos os dias, eu assistia resoluções de provas anteriores da UFSC e fazia simulados, para me acostumar principalmente com o tipo de questões que a prova tem.”

Para Lucas, a experiência de participar do cursinho foi muito além da sala de aula. “O Pré-UFSC com certeza me ajudou na preparação com a revisão dos conteúdos, mas principalmente pelas interações com colegas e professores. Era divertido ir lá todos os sábados de manhã para aproveitar o tempo que dava, com amigos e, às vezes, conversar com os professores, em seu tempo livre fora da aula. Foi uma ótima experiência e fico muito feliz de ter participado desse projeto.”

O coordenador do Pré-UFSC, professor Alfredo Alberto Muxel, conta que a equipe recebeu com muita satisfação a notícia do número de aprovações. “Todos estamos muito orgulhosos por termos contribuído para que esses estudantes alcançassem a sua tão desejada vaga no ensino superior. Esse resultado foi o melhor que tivemos em aprovações no vestibular da UFSC, o que nos deixa muito empolgados para contabilizarmos os aprovados em outras universidades e os que vão acessar a Universidade via Sisu, utilizando a nota do Enem.”

Para o professor Alfredo, a relação próxima entre a equipe do Pré-UFSC, formada por professores e graduandos, e os vestibulandos ajuda muito na decisão na escolha do curso, além de tirar dúvidas de como é a vivência na universidade. “Um diferencial desta edição foram as estratégias adotadas para manter os nossos estudantes motivados, como a realização de simulados com premiação para os melhores colocados, enquetes nas redes sociais para o aluno relembrar conteúdos e macetes, oficinas práticas nos laboratórios de Física e Química e videoaulas curtas de revisão de assuntos”, revela o coordenador.

Mais informações a lista completa de aprovados estão disponíveis na página da UFSC Blumenau.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Aprovadoscursinho pré-vestibularPré-UFSCUFSCUFSC BlumenauVestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024