Planeta.doc Film Festival adota água como tema central de sua nona edição

15/12/2023 15:30

O Planeta.doc Film Festival lança nesta sexta-feira, 15 de dezembro, a sua nona edição, com conteúdo inteiramente focado na temática da água. A programação do Festival, um dos maiores do Brasil na área socioambiental,  inicia com a abertura do concurso audiovisual Planetadoc Estudantes: um minuto para mudar o mundo. O concurso é realizado para estudantes de todo o país em colaboração com a gincana Primavera X. Trata-se de uma oportunidade para alunos do ensino fundamental, médio e universitário mostrarem em um filme de até um minuto a realidade sobre o uso e a importância da água em suas regiões, destacando os desafios com os cuidados dos mananciais e corpos d’água de seus territórios.

A nona edição do Festival Planeta.doc prevê a exibição de filmes que abordem a temática da água e do saneamento para universidades e escolas a partir de fevereiro de 2024, com a ativação das Plataformas Streaming Planeta na Escola e Planetdoc.org,  “O objetivo desta edição é destacar a importância da água como bem comum e inspirar  alunos e professores do ensino fundamental e ensino médio  colaborarem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizando trabalhos e a promovendo práticas pedagógicas com esta temática, olhando para a realidade da água em suas regiões”, destaca Mônica Linhares, diretora do Festival.

A Plataforma Planeta na Escola visa apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, utilizando a arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação. Oferece conteúdo audiovisual por streaming e integra o melhor do cinema científico e socioambiental ao ensino, disponibilizando aos professores filmes documentários e animações que visem contribuir para a educação de crianças e jovens.

Um minuto para mudar o mundo

Para participar do concurso Um minuto para mudar o mundo, basta realizar o cadastro na Plataforma Planeta na Escola www.planetanaescola.com e enviar na área de inscrições o link do vídeo que deseja inscrever. Os estudantes têm até o dia 10 de março de 2024 para enviar os seus vídeos e podem concorrer individualmente ou em grupo. A partir de 15 de março de 2024 é iniciada a votação dos finalistas nas categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Ensino Universitário. Estudantes que  participam da Gincana Primavera X receberão uma missão surpresa e tem até o final de fevereiro para enviarem os seus vídeos. Os mais votados serão exibidos por um ano na área de streaming da Plataforma Planeta na Escola, podendo ser visualizados por estudantes e professores de todo o Brasil.

Inscrições abertas para escolas

A partir de fevereiro, o Festival disponibiliza para toda a rede de escolas públicas (municipais e estaduais) a Plataforma Planeta na Escola, permitindo a utilização dos filmes em sala de aula ou em formato híbrido como ferramenta de educomunicação. O objetivo é difundir temáticas relacionadas à preservação da vida por meio de filmes com foco nos desafios da sustentabilidade e apresentação de soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural. A plataforma cria uma comunidade de aprendizagem, que permite ao professor compartilhar suas práticas pedagógicas e construir um projeto conjunto de utilização do cinema para fins educativos. O professor é a peça chave deste processo educativo por meio dos filmes, pois ele realiza a mediação e interpretação das obras junto aos seus alunos. E tem a oportunidade de conhecer outros educadores e compartilhar com eles projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula.

Escolas e professores interessados podem se cadastrar aqui. A nona edição do Festival Planetadoc segue até 15 de abril de 2024, com ações de exibição de filmes para universidades de todo o país e a realização da quinta edição do Planetadoc Conferência, webinar de difusão científica  intitulado Planeta Água.

A Primavera X é uma gincana socioambiental parceira do Festival, que tem o objetivo de mobilizar adolescentes e jovens de todo o país para cuidarem dos mananciais e corpos d’água de seus territórios e colaborarem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolvidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) por meio do brincar. Nesta edição, jovens de oito diferentes estados do país estão estudando e cuidando das águas de seus territórios através das missões lançadas na Primavera X.

Tags: águaPlaneta.docUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina