Novembro Negro UFSC: confira a programação da semana da consciência negra
* editado em 28/11/2023 às 16h30 para incluir alteração do local do evento.
O Novembro Negro UFSC promove, durante a semana da Consciência Negra, exposições, eventos acadêmicos e culturais diversos, por toda a Universidade. Confira alguns destaques da semana de 20 a 25 de novembro e acompanhe a programação completa no site novembronegro.ufsc.br.
Por meio do site novembronegro.ufsc.br é possível incluir eventos às agendas Google, Apple, Outlook, entre outros. Para incluir, acesse “Adicionar ao Calendário” e selecione sua agenda da lista.
Semana Institucional
A Semana Institucional Novembro Negro UFSC começa com a Mostra Acadêmica e Cultural nos dias 21 e 22 de novembro, com trabalhos desenvolvidos na UFSC com a temática étnico-racial. A Mostra ocorre das 10h às 17h30, no segundo andar do Centro de Cultura e Eventos. A atividade deverá contar com 12 apresentações de banners (trabalhos de pesquisa e extensão), duas exposições fotográficas, seis exibições de vídeos e mesas de debate, uma apresentação de teatro (do Colégio de Aplicação) e duas apresentações musicais (que se apresentarão junto com o Projeto 12:30). Acesse mais informações.
A Mesa Temática que estava agendada para o dia 20 de novembro foi transferida para o dia 30 de novembro, a partir das 14h, na Sala dos Conselhos, com um debate sobre o primeiro ano de implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC, uma apresentação da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, e o lançamento do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O evento terá transmissão ao vivo. Além disso, haverá uma apresentação cultural com as professoras Maristela Campos e Renata Cecília de Lima Oliveira. Leia mais na notícia relacionada.
Cardápio especial
Restaurantes Universitários da UFSC em Florianópolis, Blumenau, Curitibanos e Joinville anunciaram que servirão refeições que celebram a culinária afro-brasileira. Confira no calendário.
Palestras e Debates
Com extensa programação nos dias 20 e 21 de novembro, o evento Celebrando a Diversidade na Ciência oferece palestras e debates acerca de diversos temas, inclusive o racismo e preconceitos. O simpósio ocorre das 9 às 17h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Serão realizadas palestras e debates com especialistas da UFSC e de outras universidades, com o objetivo de promover a inclusão e a equidade na ciência, oferecendo um espaço para vozes diversas serem ouvidas e compartilhadas. É necessário realizar inscrições para participar e receber certificado pelas atividades. Leia mais.
No dia 20 de novembro, no Auditório da Pós-Graduação do CCS, às 18h30, haverá o Cine Debate com a obra M8: Quando a Morte Socorre a Vida. As inscrições podem ser feitas no link. No filme, Maurício (Juan Paiva), que acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina, conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Após a exibição do filme, os participantes irão debater sobre os temas como racismo, cotas, morte de jovens negros, responsabilidade social da escola médica. Saiba mais.
Outro debate com obra cinematográfica realizada no dia 20 de novembro será com o filme O menino que descobriu o vento, que será exibido às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Córrego Grande. Saiba mais.
A oficina “Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde” será ministrada no dia 21 de novembro, às 14h, no Auditório do Bloco Didático Pedagógico do Hospital Universitário (HU/UFSC). A oficina será ministrada por professores e pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e profissional da Proafe, com direito a certificado após inscrição pelo formulário. O objetivo é proporcionar reflexão crítica a respeito do papel das escolas, cursos de saúde na luta antirracista e contribuições na superação de estruturas de opressão em nossa sociedade, levando os participantes a pensarem propostas nesse sentido a partir da problematização de casos. Saiba mais na notícia.
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Rússia da Universidade Federal de Santa Catarina (PRORUS/UFSC) promove, no dia 22 de novembro às 14h, a palestra “Muito Além das Fronteiras: Africanos e Negros na História do Império Russo”. A palestra será proferida por Fábio Muniz, professor de História da África e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Saiba mais.
O Slam Cruz e Sousa, a convite do professor Willian Conceição, do Departamento de História da UFSC, promove, no dia 22 de novembro, às 19h, a Oficina de SLAM, no Hall do Bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A proposta é explorar a história e estrutura dos Slams, oferecendo um espaço acolhedor para que os artistas e ativistas compartilhem suas experiências e histórias. Saiba mais.
Exposições
A Biblioteca Central da UFSC segue até o dia 30 de novembro com a exposição Perspectivas, com obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica. As telas estão disponíveis para visitação no Hall do Auditório, no horário de funcionamento da biblioteca. No dia 21 de novembro, às 15h, será realizada uma confraternização com os artistas. Acesse mais informações.
Continua aberta também a exposição Filosofias Africanas, na sala 320 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Acesse mais informações.
A exposição Graffiti em comemoração aos 50 anos da Cultura Hip-Hop ocorre de 20 a 24 de novembro, no Varandão, Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Veja mais informações.
UFSC Blumenau
A exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana, ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç, ocorre de 20 a 24 de novembro de 2023, na Biblioteca Setorial de Blumenau e Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau. Confira.
UFSC Curitibanos
O coletivo Curitiblack promove de 6 a 30 de novembro uma exposição de banners, vídeos e música no Hall do CBS01, no Campus de Curitibanos. Confira.
Além da exposição, o coletivo promove uma série de atividades ao longo da semana da Consciência Negra:
- 20 de novembro – vivência no Mercado Público de Curitibanos sobre as diferentes formas de praticar a Capoeira, às 19h, conduzida pelo professor Robson Weber (Mestre de capoeira). Veja mais.
- 21 de novembro – no CEDUP de Curitibanos, haverá a primeira parte da experiência Afro-Gastronômica, às 16h.
- 22 de novembro – o Curitiblack promove, às 16h um evento presencial no CEDUP com a temática “Ciência Através da Ancestralidade”, e, às 19h, uma roda de conversa online intitulada “Histórias negras do sul do Brasil – Massacre de Porongos”, às 19h no YouTube, com participação do professor Paulo Pinheiro Machado e Fábio Garcia (da Editora Cruz e Souza).
- 23 de novembro – no Mercado Público de Curitibanos, às 19h, haverá a segunda parte da experiência Afro-Gastronômica, com a participação do Projeto Sarau da Saúde.
- 24 de novembro – o Projeto Curitiblack Línguas Africanas apresenta o Mini-guia Yorubá, às 13h, no Hall do CBS01.
UFSC Joinville
A UFSC Joinville oferecerá, no dia 20 de novembro, uma roda de conversa com a professora Fernanda Honorato e o professor Robson Benta, das 11h30 às 13h30, no Hall do CTJ. Acompanhe. O Restaurante Universitário do CTJ terá uma apresentação musical com a Banda 575 no dia 24 de novembro, às 12h30. Veja mais.
Para inserir eventos na programação oficial do Novembro Negro UFSC, entre em contato.