UFSC leva exposição ‘Do lixo ao tesouro’ a universidade no Canadá

02/10/2023 11:23

Exposição “Do lixo ao Tesouro” na University of Alberta, no Canadá. (Foto: Divulgação)

A professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dirce Waltrick do Amarante, e o estudante e editor da Katarina Kartonera, Evandro Rodrigues, participam, nesta semana, do lançamento da exposição “Do Lixo ao Tesouro (From Trash to Treasure)” na Univesity of Alberta, no Canadá. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, 5 de outubro, quando Dirce e Evandro farão uma recepção virtual para falar sobre o projeto.

O material permanecerá exposto até o dia 31 de outubro, no espaço Bruce Peel Special Collections, na biblioteca da universidade. Depois, permanecerá no acervo da instituição por tempo indeterminado.

Os trabalhos, que compreendem livros sustentáveis produzidos a partir de papelão, têm inspiração que data desde 2001, quando uma profunda crise financeira atingiu a América Latina. Naquela ocasião, os recicladores de papelão, conhecidos como cartoneros, saíram às ruas para sobreviver. Em solidariedade, artistas e escritores compraram o papelão e criaram livros acessíveis e sustentáveis, com capas artesanais exclusivas. A exposição da coleção brasileira é a única do gênero no Canadá, segundo os organizadores da mostra.

Mais informações nas páginas albertakartonera e katarinakartonera

Tags: CCEKatarina KartoneraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina