UFSC sedia colóquio internacional sobre mulheres no poder
O Colóquio Mulheres no Poder no Brasil e nos EUA, que ocorre no próximo dia 15 de agosto, está com inscrições abertas e reunirá professores e pesquisadores brasileiros e norte-americanos envolvidos com o tema principal do evento. O colóquio é uma promoção da Fulbright Interdisciplinary Network (FIN) e da Comissão Fulbright Brasil, com apoio do Instituto de Estudos de Gênero, Laboratório de Estudos de Gênero e História e do projeto Práticas culturais, direitos humanos e educação: violências, gênero, diversidades da UFSC.
O evento, que ocorre a partir das 15h no auditório do Centro Sócio Econômico, será presencial e gravado para, posteriormente, ser disponibilizado na íntegra no Canal do YouTube da Comissão Fulbright Brasil. Aberto ao público e gratuito, terá a abertura realizada pela professora Joana Maria Pedro, com a apresentação do Projeto Mandonas (CNPq). Depois, será divido em três painéis. No primeiro, haverá uma comparação sobre o atual momento da presença feminina em diferentes esferas de poder no Brasil e nos Estados Unidos. Depois, serão debatidas as dinâmicas partidárias envolvendo a presença da mulher. Por último, questões sobre gênero e poder.
A FIN é uma iniciativa financiada pela Embaixada dos EUA, coordenada pela Comissão Fulbright e desenvolvida por cinco universidades públicas brasileiras, cujo objetivo principal é promover os estudos sobre os Estados Unidos no Brasil. Integram a FIN a Universidade de Brasilia (UnB) e as Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), Bahia (UFBA), Pará (UFPA) e Minas Gerais (UFMG).