CineBuñuel retoma suas atividades de cinema em espanhol com ciclo ‘Trabalho e Tormento’
O Projeto CineBuñuel retoma suas atividades na segunda-feira, 22 de maio, com exibições de filmes hispânicos e latino-americanos. O primeiro será o longa-metragem argentino “Tempo de revanche” (Tiempo de revancha – 1981), de Adolfo Aristarain. A sessão será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A exibição será com áudio original e legendas em português, com entrada franca, aberta ao público e à comunidade universitária. O filme faz parte do ciclo “Trabalho e Tormento”, que terá na cartelera o filme “O Bom Patrão” do Diretor Fernando León, o documentário “A Dupla Jornada” da cineasta Helena Solberg e o curta-metragem “Fábrica de Tabacos” de Sara Gómez.
“Tempo de revanche”, lançado durante a última ditadura civil-militar, é uma alegoria sobre os presos políticos e desaparecidos naquela fase da história argentina. A denúncia que o filme realiza, face à censura e repressão política vigente na época, faz-se através da utilização de vários elementos simbólicos: desde o próprio título, às características do enredo e à aposta no confronto do protagonista com uma empresa poderosa, à presença de explosivos, morte e perda da fala.
Sobre o projeto
O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades.
Serviço
CineBuñuel apresenta “Tempo de Revanche” (Tiempo de Revancha)
Local: Sala de projeção do LEC, Bloco D do CCE
Data: Segunda-feira, 22 de maio
Horário: 19h
Mais informações na página do projeto no Facebook e perfil no Instagram