Piape abre vagas em grupos de orientação e minicursos

10/04/2023 07:40

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) está com vagas abertas para grupos de orientação e para minicursos em diferentes áreas do conhecimento, em opções remota e presencial. O Piape é um programa de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação da UFSC que tem o objetivo de oferecer atividades que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos formativos nos cursos, atendendo as necessidades de aprendizagem e oferecendo condições para um melhor desempenho acadêmico.

Confira as ementas e opções disponíveis abaixo ou no site do Piape, onde também devem ser realizadas as inscrições.

Grupos de orientação

Estratégias de estudos no Ensino Superior (remoto)

Ementa: Construção de agenda e cronograma semestral; Organização do ambiente e dos tempos para estudos; Estratégias de estudo, entre as quais: Integração elaborativa, Prática distribuída, Técnica Pomodoro, Mapas mentais, Estudo intercalado, Autoexplicação, Visualização, Resumos e sínteses.

Período do Grupo: de 13/04/23 a 29/06/23.

Encontros nas quintas-feiras: 20h30 às 21h30.

Princípios para organizar a vida acadêmica (remoto)

Ementa: Tempo e Rotina; Plataformas de Pesquisa e Organização de Leitura; Instrumentos para o Cuidado de Si.

Período do Grupo: de 13/04/23 a 29/06/23.

Encontros nas quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

Diálogos (neuro) diversos (presencial)

Ementa: O ambiente universitário e suas barreiras; as possibilidades de interações tanto no ambiente acadêmico de sala quanto externamente; os apoios oferecidos pela UFSC aos discentes; conhecimento e criação de redes de apoio; estratégias de estudo e realização de atividades acadêmicas, considerando as singularidades dos sujeitos participantes.

Período de 11/04/23 a 04/07/23.

Dia e horário das aulas: terças-feiras, das 14h. às 15h30.

Cuidando da Carreira
Ementa: A vida na universidade. Autocuidado com a carreira e a importância da saúde mental na universidade. Questões de identidade: estudante e profissional. Desenvolvimento de carreira ao longo da graduação. Mapeamento de competências e de possibilidades profissionais. Orientações gerais sobre currículo. Processos seletivos para estágio, emprego e pós-graduação: orientações gerais. A importância da entrevista em processos seletivos. Projeto profissional.

Período: de 10/04/23 a 03/07/23.

Dia e horário: segundas-feiras, das 13h30 às 14h30.

Minicursos

Uma introdução ao estudo de planos em Geometria Analítica – 2023.1 (presencial)
Ementa: equações do plano; Interseção, posições relativas e ângulo; retas e planos: posições relativas e ângulos.
Data e horário: 16/05/2023, das 13h às 15h.

Minicurso – Uma introdução ao estudo de planos em Geometria Analítica – 2023.1 (presencial)
Data e horário: 16/05/2023, das 13h às 15h.

Minicurso – Produtos notáveis – 2023.1 (remoto)
Ementa: produtos notáveis; definição, desenvolvimento e fatoração de produtos notáveis do segundo e terceiro graus.
Data e horário: 27 e 28/04/2023, das 17h30 às 19h30.

Minicurso – Calculando limites fundamentais e assíntotas – 2023.1 (remoto)
Ementa: primeiro e segundo limites fundamentais; limites no infinito; limites infinito; assíntotas.
Data e horário: 13/04/2023, das 18h às 20h.

Tags: PiapePrograma Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes