Mais de 80% dos cursos da UFSC avaliados pelo Enade 2021 atingem notas máximas

20/09/2022 14:50

Pelo menos 25 dos 30 cursos de graduação da UFSC avaliados no ciclo de 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atingiram notas 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação. Destes, dez são considerados destaque pelo nível de excelência. Em um ano marcado pelos efeitos da pandemia na educação, os resultados indicam o compromisso da instituição com a formação de qualidade.

A cada ano, o Enade avalia os alunos concluintes de um grupo de cursos de diferentes áreas de conhecimento e eixos tecnológicos, na forma de um rodízio. A avaliação tem ciclos trienais, ou seja, os cursos são reavaliados a cada três anos. Nesse ciclo, cursos de licenciatura e bacharelado, tanto na modalidade presencial como à distância, passaram pela avaliação. A UFSC também se destacou com as notas mais altas do país em diversas áreas de ensino. A licenciatura em Ciências Biológicas obteve a segunda melhor avaliação do país, num universo de 467 cursos avaliados.

O bacharelado em Química, com nota máxima (5), foi considerado o terceiro melhor do país, conforme a avaliação. A licenciatura em Química do campus de Blumenau também se destacou com a sexta melhor nota. A licenciatura em Letras-Inglês foi outro destaque, com uma avaliação que o coloca como o quarto melhor do país. Já a licenciatura em História obteve a sétima melhor nota entre todos os cursos do Brasil.

Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, os resultados do Enade 2021 evidenciam a qualidade dos cursos de graduação da UFSC. “Esse resultado é fruto da dedicação de docentes, TAEs e estudantes que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão e colocam nossa universidade com a maioria dos cursos avaliados com notas 4 e 5, consideradas acima da média. Muitos dos cursos avaliados figuram entre os melhores do país. Mesmo com as adversidades enfrentadas nos últimos anos, tanto relacionadas à pandemia quanto ao financiamento da universidade pública, essa avaliação revela o comprometimento de todos que estão envolvidos com os cursos de graduação da UFSC”.

Enade

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

Os resultados do Enade 2021 foram divulgados na última segunda-feira, 12 de setembro. Em dezembro, o MEC divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

– cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins;

-cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes;

-cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;

-cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Tags: EnadeExame Nacional de Desempenho dos EstudantesgraduaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina