HU interrompe atendimentos da emergência pediátrica

09/09/2022 21:44

A partir das 22 horas deste sábado, 10/9, até as 7 horas de quinta-feira, dia 15/9, os atendimentos de emergência pediátrica do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago estarão interrompidos.

A direção do HU-UFSC/Ebserh apresentou os motivos, na tarde desta sexta-feira, 9/9, ao Reitor da UFSC, à Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Hospitais Públicos Estaduais (SUH), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como ao Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

O comunicado esclarece que está amparado na Resolução CFM nº 2.077/14, que dispõe sobre a normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência, bem como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho.

Isto porque, enquanto houve o desligamento de 13 médicos pediatras desde abril de 2022, e apesar dos esforços de reposição, não se obteve sucesso nas convocações do concurso vigente. Deste modo, a escala médica da emergência pediátrica está comprometida para o mês de setembro de 2022.

Assim, a direção do HU não teve alternativa senão interromper os atendimentos na Emergência Pediátrica a partir das 22 horas do dia 10/09/2022 até às 7 horas do dia 15/09/2022, devido à necessidade de manutenção de no mínimo 2 médicos pediatras na escala por turno para garantia dos atendimentos da Emergência Pediátrica e dos 15 leitos da Unidade de Internação Pediátrica, além das orientações aos alunos e residentes.

O HU também solicitou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que encaminhem pacientes à emergência pediátrica do HU/UFSC/Ebserh apenas após o contato com o NIR e/ou médico pediatra de plantão.

Unidade de Comunicação HU-UFSC/Ebserh

Tags: HU/UFSCUFSC