UFSC é campeã geral dos 65º Jogos Universitários Catarinenses

25/07/2022 10:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a campeã geral na 65ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). A delegação foi composta por 150 alunos distribuídos em 27 modalidades, subindo ao pódio 15 vezes. Com o resultado, atletas da Universidade irão para a etapa nacional, os Jogos Universitários Brasileiros, que acontecerá em Brasília no mês de setembro. Os jogos iniciaram em 24 de junho e foram até 19 de julho. A fase com maior número de modalidades foi realizada de 14 a 19 de julho na cidade de Concórdia. 

Classificações:

1º lugar: Basquetebol feminino, futebol masculino, ESports masculino, ESports feminino, xadrez feminino e xadrez masculino.

2º lugar: Badminton feminino, atletismo masculino, atletismo feminino, futsal feminino e tênis feminino.

3º lugar: Judô feminino, tênis masculino e tênis de mesa masculino.

Equipe de futebol masculino nos Jogos Universitários Catarinenses de 2022 (Fotos: Divulgação)

Além dos atletas, dez acadêmicos do curso de fisioterapia do campus de Araranguá prestaram auxílio aos competidores. Tanto durante as partidas como em momentos de descanso no alojamento, os futuros fisioterapeutas atenderam os atletas na recuperação, para otimizar desempenho e evitar lesões.

O ex-secretário de esportes e chefe de delegação da equipe da UFSC nos JUCs, Juliano Fernandes da Silva, avalia a participação de forma muito positiva, considerando os resultados obtidos com quase 40 atletas garantidos nas etapas nacionais subsequentes. Foi o primeiro grande evento que a UFSC participou após o retorno das atividades presenciais, e isso teve um elevado impacto positivo para os estudantes.

Kauana Possamai é uma das atletas que representará a UFSC na competição nacional. Mestranda no programa de Pós-graduação em Educação Física, ela pratica basquete desde os 8 anos e encontrou na UFSC a oportunidade de continuar praticando o esporte que ama. Ela faz parte da equipe desde 2018, quando ingressou como aluna de graduação. “A conquista do JUCs é muito importante para nós, principalmente depois de termos ficado dois anos paradas”, diz. Segundo ela, o projeto começou do zero em abril por causa da restrição da pandemia, com equipe formada por veteranas e calouras. “Ver a UFSC alcançando o lugar mais alto do pódio do basquete feminino após 22 anos é uma alegria enorme.”

Beatriz Rocha, atleta do futsal feminino, ressalta a união entre os integrantes da equipe. “Rimos, choramos, nos descabelamos, nos divertimos, jogamos e nos unimos, pois houve uma aproximação maior do que nunca, união que é imprescindível para que um time seja forte. E uma coisa eu digo: nosso time é, nossas atletas são. Nós levamos prata, mas a sensação é que levamos ouro, vencemos não somente jogos, mas também as adversidades e animosidades, crescendo como pessoas e atletas. Fico grata pela possibilidade de ter participado do JUCS, assim como de ter criado laços duradouros”, diz.

A estudante de Relações Internacionais Gabrielle Wuislia Bonette Schneider, integrante da equipe de futsal feminino, destaca que os Jogos Universitários Catarinenses propiciaram o retorno da participação em atividades esportivas dentro da Universidade após o hiato provocado pela pandemia. “A expectativa de voltar aos treinamentos, o convívio com as demais acadêmicas e colegas de outros cursos, a possibilidade de praticar a modalidade pela qual sou apaixonada e o sentimento de orgulho em representar a UFSC em mais um ano de jogos estiveram presentes ao longo de todo o processo”, disse ela. “Acredito que o resultado não seja a principal construção, mas sim todas as histórias vividas e os ensinamentos que podemos extrair ao longo da jornada. Foram momentos de muita descontração, lazer, prazer e satisfação que só o esporte pode nos proporcionar”.

O resultado é atribuído pelos atletas a um trabalho que envolve comprometimento de todos os acadêmicos, apoio das atléticas e atuação das comissões técnicas. Eles têm gratidão a toda equipe que deu suporte à realização, como professores apoiadores e o setor de transportes. Também foi fundamental a aprovação da Política de Esportes, por meio da Resolução 158/CUN/2021, que garante o suporte e incentivo às práticas esportivas integradas na comunidade universitária.

 

Tags: 65 Jogos Universitários CatarinensesUFSCUFSC campeãUniversidade Federal de Santa Catarina