Sinter inaugura espaço físico do Núcleo Institucional de Línguas e Tradução

30/06/2022 10:58

O NILT é localizado no térreo da Reitoria II. (Foto: Henrique Almeida/Agecom)

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 29 de junho, o Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT), da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina. O Núcleo, criado em 2021, busca atender às necessidades de internacionalização da UFSC.

O novo espaço fica localizado no prédio Reitoria II, no piso térreo e conta com salas de aula para abrigar cursos presenciais, além de um laboratório com computadores para a aplicação de exames de proficiência. A intenção, conforme explica o secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, é complementar o que a UFSC já oferece por meio do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), com foco na internacionalização da Universidade.

“Nenhum processo de internacionalização existe sem uma base linguística sólida. A proposta aqui é quebrar, ao invés de circundar,  essa barreira linguística por meio de uma ação concreta: o NILT; e assim consolidar de forma sustentável a internacionalização de nossa UFSC”, salientou Fernandes.

Evento reuniu trabalhadores da Sinter, DLLE e Administração Central. (Foto: Henrique Almeida/Agecom)

Os cursos já oferecidos pelo Núcleo desde o ano passado, em formato on-line e em 2022, em formato presencial e on-line, são voltados a preparar estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFSC para estudar no exterior, ou atender demandas de alunos estrangeiros que estão na UFSC. 

Além disso, esses cursos virtuais tem como objetivo atender às demandas dos outros campi da UFSC, que também precisam desenvolver sua internacionalização em casa.  Exemplos de cursos já realizados incluem aulas para preparar um abstract para trabalhos acadêmicos; aprender a escrita acadêmica em português brasileiro; elaborar cartas de intenção para intercâmbios e ainda preparar-se para exames de proficiência linguística.

Segundo a coordenadora do NILT, Silvana de Gaspari, a estrutura conta com uma coordenação-geral e coordenadores para seis línguas estrangeiras: alemão, italiano, espanhol, francês, inglês e português para estrangeiros. Os cursos oferecidos, ressalta a professora, são aceitos como atividades de estágio nas licenciaturas da UFSC. 

Inauguração

Descerramento de placa com o reitor, vice-reitora e secretário de Relações Internacionais. (Foto: Henrique Almeida/Agecom)

O espaço foi inaugurado com a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, da vice-reitora Cátia Carvalho Pinto, do pró-reitor de Extensão Rogério Cid Bastos, do secretário de Educação a Distância Luciano Castro, da secretária de Aperfeiçoamento Institucional (Seai), Liz Beatriz Sass, além de outras autoridades da gestão. Estava presente também o atual diretor Administrativo Financeiro da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) Mauro dos Santos Fiuza.

O reitor agradeceu e elogiou a Sinter pelos esforços em inovar em prol de uma internacionalização mais consolidada na UFSC. “A importância deste movimento vamos ver lá adiante, com o tempo, quando aparecerão os resultados deste esforço. Parabéns pela iniciativa, por ter ideias, por querer inovar e incentivar o aprendizado recíproco”, disse. 

Tags: niltNúcleo Institucional de Línguas e TraduçãoSinterUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina