Autor de ‘O massacre dos libertos: sobre raça e República no Brasil’ palestra em evento na UFSC
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestra sobre o livro O massacre dos libertos: sobre raça e República no Brasil, no dia 28 de junho, às 14h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B.
O evento será ministrado pelo autor Matheus Gato, professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH/Unicamp). O trabalho foi vencedor do Prêmio Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) de melhor obra científica do ano de 2020 e finalista do Prêmio Jabuti. Na obra, o autor narra a primeira grande chacina do Maranhão republicano. Nesse episódio, a população negra protestava com medo que a República recém-formada lhes retirasse a liberdade jurídica conquistada, a Abolição da Escravatura.
Sobre o autor
Matheus Gato é pesquisador do Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador do Bitita: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH/Unicamp). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (2015) e realizou pós-doutorado pela mesma instituição (2016-2019). Foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard (2017-2018). É organizador do livro O 13 de Maio e Outras Estórias do Pós-abolição, contos do escritor Astolfo Marques.