Projeto do NDI reúne crianças e familiares em atividade de educação ambiental
O projeto de extensão de Educação Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC reuniu, no último sábado, 14 de maio, mais de cinquenta famílias e crianças em atividades envolvendo a sustentabilidade e a relação com a natureza. Depois de dois anos sem realizar o evento por conta da pandemia, o encontro foi marcado por oficinas com elementos da natureza, exposição científica das crianças, exposição de fotos, Feira de Trocas e plantio de mudas de árvores nativas no Bosque da UFSC.
O projeto de extensão de educação ambiental do NDI, atualmente coordenado pela professora Carolina Shimomura Spinelli, atua desde 2014 desenvolvendo atividades, materiais, estudos, formação e propostas de educação ambiental com crianças de 0 a 6 anos de idade. A proposta é atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, com foco no paisagismo do NDI, horta educativa, destino dos resíduos sólidos, reaproveitamento de materiais recicláveis, plantio, manejo e colheita de hortaliças, frutas silvestres e plantas alimentícias não convencionais (PANC), canteiro de chás com plantas medicinais e aromáticas, alimentação saudável e estudos sobre a relação criança e natureza.
“O ponto alto da programação foi a realização da V Feira de Trocas, que desde a sua primeira edição em 2017, tem como objetivo trabalhar aspectos da Economia Solidária, valorizando o ser humano e o respeito à natureza, substituindo o lucro e a competição por solidariedade e cooperação. Tanto as crianças quanto as famílias têm a oportunidade de rever o valor das coisas, ao trocar itens que foram doados e que passam a ter um novo significado e uso”, pontuou a diretora do NDI, Juliane Mendes Rosa La Banca.
A atividade foi concluída com plantio de mais de cinquenta mudas de árvores nativas da mata atlântica em parceria com o projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH. Além da proposta de plantio, a parceria irá contemplar o planejamento de um projeto de construção de uma Trilha da Infância.