Oficina de teatro de objetos tem inscrições abertas até sexta-feira
Estão abertas até sexta-feira, 11 de fevereiro, as inscrições para a oficina online e gratuita ArteFatos(?), um dos projetos aprovados pelo Edital Aldir Blanc 2021, do estado de Santa Catarina, e que integra as atividades do grupo de pesquisa A máscara, o ator e o objeto — Experimentando métodos, coordenado pela professora Maria de Fátima de Souza Moretti, do curso de Artes Cênicas. O trabalho pretende conectar diferentes artistas com o teatro de objetos, umas das vertentes mais jovens do teatro de animação. A oficina é ministrada por Igor Gomes, ator e pesquisador de teatro há uma década e também membro do grupo da UFSC.
Ressaltando as metáforas, bem como as múltiplas leituras cênicas do objeto na contemporaneidade, a oficina busca estimular uma maior sensibilização do olhar dos participantes para os objetos cotidianos. Durante os quatro encontros, que ocorrerão de 19h às 22h nos dias 17, 18, 19 e 22 de fevereiro, serão desenvolvidas experimentações práticas que estimulam o caráter simbólico de diferentes materialidades, também pensando sua relação com a memória.
Explorando narrativas sobre objetos que resistem ao tempo a partir de uma relação afetuosa com seus proprietários, o projeto traz como principal provocação doze relatos biográficos de moradores da cidade de Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Serão desenvolvidos procedimentos artísticos que, valendo-se do atravessamento de lembranças alheias com a singularidade de cada participante, possam (re)contar a cidade sob um novo prisma: o do teatro de objetos.
As inscrições são destinadas a artistas de diversos segmentos. Ao todo, serão selecionados 12 participantes, que trabalharão com as histórias captadas em vídeo e serão provocados a criar uma cena final a partir disto e de outros cruzamentos. Após os quatro encontros, todo o resultado será exibido em uma live, transmitida ao público via YouTube, no dia 1 de março, às 15h. Neste momento, artistas e moradores serão estimulados a dialogarem sobre o processo, que se concretizará em um sensível mosaico de cenas.