Professores da UFSC participam de evento da Universidade de Birmingham sobre Brasil e diversidade cultural

16/11/2021 12:03

Clique para ampliar

A partir desta quarta-feira, 17 de novembro, até sexta-feira, 19, um grupo de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participa de um evento virtual da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, sobre o Brasil e diversidade cultural. A programação ocorre via Zoom e tem organização do Programa de Leitorado Brasileiro do MRE e da Universidade de Birmingham, com apoio da Embaixada Brasileira em Londres. A inscrição deve ser feita no site e por data. O evento é gratuito e dá direito a certificado.

O evento será apresentado em três eixos temáticos: acadêmico, cultural e artístico, e contará com a presença de docentes do Centro de Comunicação e Expressão e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. No dia 17, reunirá discussões sobre diversidade linguística e terá a apresentação dos trabalhos “Percursos de Professores de Português como Língua de Acolhimento”, da professora Rosane Silveira, às 12h30, e “Esqueceram de mim? A necessidade de construir abordagens de ensino de línguas estrangeiras para brasileiros surdos”, da professora Adja Balbino Amorim Barbieri Durão.

No dia 18, o debate contempla o eixo Modernismo no Cinema Brasileiro. Já no dia 19, os professores da UFSC voltam a se apresentar na programação do eixo História, Poesia e Performance. Ao meio dia, o professor Adriano Duarte ministra a palestra “1922, annus mirabilis: como chegamos a ele?”. Às 12h30, o tema é a “Semana de Arte Moderna e invisibilidades”, com fala da
professora Tereza Virgínia de Almeida.

Os pesquisadores da UFSC apresentarão discussões sobre estudos linguísticos com foco em língua portuguesa na variante brasileira e em línguas estrangeiras, bem como aspectos das áreas da História e Literatura brasileiras, com um enfoque voltado à Semana de Arte Moderna e ao Modernismo. O encerramento contará com uma performance artística de canto poético-musical.

 

Tags: Programa de Leitorado BrasileiroUniversidade de Birmingham