
A Tétis Empresa Júnior de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou o 1º lugar da Maratona Oceanográfica de Inovação, que busca desenvolver o empreendedorismo da área por meio da exposição de oportunidades e soluções inovadoras para as adversidades dos estudos oceanográficos. Para isso, cada equipe teve que elaborar um
pitch, que é uma apresentação breve para detecção e validação de uma oportunidade ou um problema real, até a criação de uma solução e de seu modelo de negócio. O grupo desenvolveu um projeto que promoveu o monitoramento das emissões de carbono nas embarcações na costa brasileira por meio de dados meteoceanográficos.
A equipe vencedora incluiu representantes da Tétis e outros alunos do curso. Os estudantes participantes são: Francielle Holtz (membra efetiva da Tétis); Camila Costa (trainee da Tétis, fez o pitch ao vivo e defesa); Rafael Drehmer (trainee da Tétis); Bernardo Zen (trainee da Tétis); Giulia Brocado; Khauany Poleza; e Letícia Volcov Alves.
A Maratona é promovida pela Associação Brasileira de Oceanografia e contou com a participação de cerca de 100 estudantes e professores de 12 cursos de Oceanografia do Brasil, divididos em 14 equipes sob a supervisão de seus tutores, e orientados por mais de 20 mentores voluntários. Das 14 equipes, oito ficaram entre as finalistas e foram avaliadas por uma banca de sete jurados, no sábado,
27 de novembro, premiando o projeto da
Tétis.
A Tétis Empresa Júnior de Oceanografia foi fundada em 2009 por estudantes da graduação que viram uma maior necessidade de uma abordagem mais empresarial do curso, porém ela só foi oficialmente reconhecida pelo centro em 2017. A organização é responsável pela realização de palestras e cursos de práticas sustentáveis em empresas, escolas e comunidades, assim como fonte de pesquisa e divulgação de eventos na área das ciências do mar.
Tags:
Maratona de OceanografiaMaratona Oceanográfica de InovaçãooceanografiaTétis Empresa Júnior de Oceanografia