Aluno da UFSC é premiado em concurso nacional de design

Vinicius Santos recebeu o prêmio das mãos de Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural. Foto: divulgação
Vinicius Santos é aluno de Design de Produto no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ficou em segundo lugar na categoria estudante do Prêmio Design Jovens Talentos 2021. O concurso é uma parceria entre instituições públicas e privadas, com o intuito de fomentar o design entre estudantes e profissionais por todo o Brasil. Cada edição trabalha com um tema, e o deste ano foi Transformar. Trata-se de uma reflexão no design para móveis em espaços cada vez mais reduzidos, ampliando as soluções para o varejo de acordo com os princípios de contemporaneidade, jovialidade, minimalismo, preço adequado e condições de armazenagem.
Vinicius relata que uma das grandes motivações de sua conquista se deve à colaboração do professor Ivan Medeiros, pois ele organizou a sua disciplina (Projeto II) em cima do tema do concurso. Mesmo após a conclusão da matéria, Ivan auxiliou Vinicius em todas as etapas do projeto, o que foi determinante para seu resultado entre os finalistas.
O projeto criado por Vinicius foi batizado de Ocaso, que significa “pôr do sol”. O móvel é uma mesa lateral com luminária, e tanto as peças de sustentação como a parte da iluminação são ajustáveis. A intenção é que a pessoa que for fazer uso do móvel tenha que parar um momento o que está fazendo e interagir com a mobília da maneira que lhe for mais útil. “Com o efeito da pandemia, as pessoas estavam com muita dificuldade de se desconectar da rotina. Enquanto muitos acabaram fazendo móveis práticos, eu criei uma mesa com uma luminária em que a pessoa tem que parar e ajustar a luz da forma que ela quer. Essa quebra de impulso veio justamente para quebrar a rotina, para desconectá-la.”
Ele ainda descreve a importância de eventos como esse, que o fez compreender melhor o mercado de varejo de móveis, ao mesmo tempo em que pôde priorizar o valor conceitual e artístico de seu produto. Além disso, a competição promove uma rica atmosfera de intercâmbio de conhecimentos entre estudantes de diversas regiões e com profissionais já consagrados no ramo, sendo um verdadeiro fomento ao design no Brasil.
Por fim, Vinicius ressalta a importância do protagonismo da UFSC em eventos de design como esse, pois muitas vezes os destaques da área são mais voltados ao eixo São Paulo e Rio de Janeiro. “Na questão mais técnica (do concurso), como manual de montagem, eu acabei me destacando muito e descobri que isso foi graças à UFSC, pois a universidade acaba sendo mais técnica, enquanto outras faculdades focam apenas no conceitual.”
É possível conhecer melhor o móvel Ocaso por meio do vídeo abaixo, que não foi feito com o produto final, mas que compreende as proporções e o uso do objeto:
Sobre o evento:
O Prêmio Design Jovens Talentos 2021 é promovido pelo Ministério do Turismo, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pela Tok & Stok e pela Unibes Cultural. Esta edição recebeu 723 inscrições, sendo 543 de estudantes e 180 de jovens profissionais, de 132 universidades de 23 estados do Brasil. 20 projetos estiveram entre os finalistas, 10 de estudantes e 10 de jovens graduados.
João Mesquita/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC