HU terá mesa redonda com especialistas na semana mundial da amamentação

02/08/2021 12:25

A Semana Mundial da Amamentação, comemorada todos os anos em agosto desde 1992, terá como tema Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada, ressaltando como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar da criança, trazendo benefícios para a mulher, famílias e sociedade. De acordo com a coordenadora da Comissão Pró-Aleitamento Materno e da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), a enfermeira Isabel Maliska, proteger a amamentação é a uma forma de oferecer o melhor começo de vida para uma criança. Como parte da programação do HU para a Semana Mundial do Aleitamento 2021, está marcada para o dia 4 de agosto uma mesa redonda com especialistas.

O evento será realizado pelo Google Meet, com emissão de certificado. Serão abordados temas como “Desafios para a promoção e proteção do aleitamento materno: Aspectos psicológicos e culturais”, com a psicóloga que atua na maternidade do HU, Amanda Kliemann; “Papel da equipe assistencial no apoio ao aleitamento materno: gestação, parto e puerpério”, com a médica pediatra do HU Flavia Gheller Schaidhauer e “Como proteger a amamentação na perspectiva dos diferentes atores sociais?”, com a enfermeira Marcia Sueli Del Castanhel. No decorrer do mês de agosto, serão divulgados outros conteúdos compartilhando informações a respeito da amamentação.

A semana é comemorada em todo mundo e o HU participa com divulgação de material informativo sobre o tema, eventos culturais e científicos envolvendo gestantes, puérperas, profissionais e demais interessados. Como Hospital Amigo da Criança, o HU-UFSC é referência na assistência à mulher no pré-parto, parto e pós-parto, ressaltando-se a promoção e proteção do aleitamento materno durante todo o processo assistencial.

“Também queremos chamar a atenção da população para aspectos da amamentação que são ainda vistos com certo tabu: amamentar um filho com dois anos ou mais, tal como é recomendado pelo Ministério da Saúde, muitas vezes é percebido com certo estranhamento, pela criança não ser mais um bebê”, explica a nutricionista do HU, Viviane Dingee, integrante da Comissão Pró-Aleitamento Materno do hospital. “Da mesma forma gostaríamos de chamar a atenção para amamentação de gemelares, que é totalmente possível, em tandem (quando a mulher amamenta um filho recém-nascido e outro filho um pouco maior). É preciso olhar para estas situações com mais naturalidade, pois este ato se traduz em benefícios para as crianças envolvidas”, explicou a nutricionista.

Apoio

A enfermeira Isabel Maliska acrescenta que há ainda uma situação que merece um olhar especial: a volta da mulher ao trabalho, com quatro ou seis meses pós-parto, e a necessidade que ela receba apoio para continuar amamentando, extraindo seu leite quando estiver ausente, inclusive no seu local de trabalho, a fim de evitar o desmame precoce. “Este é um momento extremamente importante, pois o apoio da família, rede social, local de trabalho será decisivo para que ela continue a amamentar ou interrompa o aleitamento materno”, diz.

Profissionais de saúde envolvidos na campanha deste ano explicam que o tema escolhido está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. “A mulher precisa ter a proteção do aleitamento em todas as suas esferas de relacionamento: em casa, no ambiente de trabalho, com os vizinhos, com as pessoas na comunidade, por exemplo”, detalha a enfermeira.

Ela também lembra que este apoio deve ser amparado pela equipe de saúde que assiste a mulher desde o pré-natal, por políticas governamentais, pela legislação, a exemplo de leis trabalhistas que protejam o aleitamento materno, pela imprensa e pela sociedade civil, que têm um importante papel a ser desempenhado.

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação (WBW), que ocorre entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, a instituição alinha a campanha WBW com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW-SDGs.
Com informações da Unidade de Comunicação Social do HU

Tags: Hospital UniversitárioHospital Universitário (HU/UFSC)HUSemana Mundial do Aleitamento 2021