PET Matemática promove palestra sobre ‘teoria dos conjuntos’ nesta terça

12/07/2021 12:06

Nesta terça-feira, 13 de julho, às 12h, o PET Matemática promove a palestra “Aqueles que não podem ser nomeados”. A atividade será ministrada pelo professor Gilles Gonçalves de Castro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento ocorre ao vivo pela plataforma Google Meet e será disponibilizado posteriormente no canal do YouTube do PET Matemática.

Sobre a palestra

Embora recente na história da matemática, a teoria de conjuntos faz parte dos fundamentos da matemática atual. Tal teoria se iniciou com Cantor no final do século XIX e se estabeleceu como fundamento na primeira metade do século XX.

Dois dos axiomas da teoria de conjuntos falam da existência de um conjunto infinito e da existência do conjunto das partes. Tais construções trazem consequências interessantes como a existência de infinitos de tamanhos diferente, o fato de a coleção de todos os conjuntos ser muito grande para ser um conjunto e a existência de números dos quais não podemos falar. A palestra abordará essas construções, assim como alguns problemas filosóficos que surgem.
O canal do Youtube do PET Matemática pode ser acessado aqui.

Mais informações pela página do PET Matemática, pelo Instagram ou pelo e-mail grupo@pet.mtm.ufsc.br

Tags: Ciclo de palestrasGilles Gonçalves Castropet matemáticateoria dos conjuntosUFSC