Pesquisa online avalia o impacto do isolamento social na saúde dos idosos
Pesquisa online coordenada pela professora Núbia Carelli Pereira de Avelar, com colaboração de outras docentes da UFSC, objetiva investigar o impacto do isolamento social nas condições frequentes na saúde do idoso e relacioná-las com variáveis sociodemográficas, antropométricas, nutricionais, medicamentosas e de saúde.
Para participar da pesquisa, realizada de forma online, o interessado deve ter 60 anos ou mais e residir no estado de Santa Catarina. O tempo médio despendido para preencher o questionário online é em torno de 15 minutos.
São apresentadas questões relacionadas a condições associadas à saúde (por exemplo se possui alguma doença, se utiliza algum medicamento, nível de atividade física e comportamento sedentário, dieta), informações sociodemográficas (escolaridade, idade, renda mensal), atividades do dia a dia, sobre humor e cognição, mobilidade (capacidade de realizar alguns movimentos), comunicação, hábitos de vida, medicamentos, alimentação e relação familiar.
Os resultados dessa pesquisa irão contribuir para a formulação de propostas de prevenção e tratamento para idosos.
Link para participar da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpnNS-T-sO8iZmUrGMsap5oQUVtCLt-Sy_JLCygc48cix_0Q/viewform?usp=sf_link