Divulga UFSC – 03/03/2021 – Edição 1596

03/03/2021 11:57

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 03/03/2021 – Edição 1596
Processo seletivo para o primeiro semestre recebe inscrições até dia 4

As inscrições no processo seletivo para os candidatos às vagas dos cursos de graduação da UFSC para entrada no primeiro semestre de 2021 poderão ser realizadas até 4 de março. Confira o edital do Processo Seletivo não presencial publicado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC). Serão disponibilizadas 2.516 vagas. Continue a leitura » ».


Página das Práticas Pedagógicas Inspiradoras recebe relatos de todo o Brasil

A página Práticas Pedagógicas Inspiradoras, criada pela Secretaria de Educação a Distância (Sead/UFSC), reúne e divulga relatos que possam servir de referência para os docentes aperfeiçoarem suas disciplinas nas atividades não-presenciais. Os educadores da Universidade têm mostrado as suas experiências na página, apresentando diferentes modelos para incrementar o aproveitamento das disciplinas. Mais informações: ppi.sead.ufsc.br.

Equipe Kosmos promove oficina para projeto e construção de minifoguetes

A Kosmos, equipe de foguetemodelismo da UFSC Joinville, em parceria com o FabLab Joinville, promoveu uma oficina para ensinar os participantes a projetar e construir minifoguetes, orientados e monitorados por membros do grupo. Realizada no dia 20 de fevereiro, um sábado, a oficina reuniu entusiastas da engenharia aeroespacial das mais diferentes idades. Continue a leitura>>.

 


Extensão

‘Café com Ciência’ aborda cuidados com pacientes queimados

“Portal educativo de cuidados ao paciente grande queimado para enfermeiros” é o tema do sexto encontro do Café com Ciência, agendado para esta quinta-feira, 4 de março. A atividade ocorre das 16h às 17h30 pela plataforma Google Meet e contará com a participação de Fernanda Santos, enfermeira da Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, especialista em Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), estomaterapeuta e mestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras. São disponibilizadas 70 vagas para o evento, que terá certificado de duas horas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição.

Instituto de Engenharia Biomédica promove webinar sobre boas práticas de utilização de unidade odontológica

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB/UFSC) irá promover o 10º Webinar sobre Boas Práticas de Utilização de Unidade Odontológica nesta quinta-feira, 4 de março, às 16h. O evento aborda os princípios básicos da tecnologia, principais cuidados na utilização, problemas enfrentados e como solucioná-los. A transmissão será feita pelo canal do IEB no YouTube diretamente do laboratório de Engenharia de Fatores Humanos. As inscrições devem ser feitas pelo formulário. Mais informações pelo e-mail iebufsc.ccopasoms@gmail.com.


Pesquisa

Prêmio de fotografia do CNPq está com inscrições abertas até 29 de abril

As inscrições para o X Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte do CNPq estão abertas até 29 de abril. O Prêmio tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq. São duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais. Além de diplomas, as premiações consistem em importância em dinheiro para os premiados por categoria. Mais informações pelo e-mail pfoto@cnpq.br no site do prêmio do CNPq. Continue a leitura>>.

Professora de Engenharia Mecânica lança livro sobre termossifões e tubos de calor

Foi publicado no começo de março o livro Thermosyphons and heat pipes: theory and applications (Termossifões e tubos de calor: teoria e aplicações), da professora Márcia Barbosa Henriques Mantelli (EMC/CTC/UFSC), pela Editora Springer. Ao longo de suas 454 páginas e 163 ilustrações, a obra – escrita em língua inglesa – inspira os leitores a adotarem abordagens inovadoras para solucionar problemas de transferência de calor, amplia a compreensão sobre os últimos avanços em tubos de calor e contém material suplementar a respeito de aplicações industriais.A autora atuou no grupo Satellite Thermal Control do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na UFSC ajudou na formação do Laboratório de Tubos de Calor (Labtucal/Lepten). Continue a leitura » ».


Comunidade 
Apufsc promove live sobre a pandemia em SC e no Brasil


No dia 4 de março, às 20h30, a Apufsc Sindical realizará uma live sobre “A pandemia em SC e no Brasil: o que a ciência tem para nos dizer”. O evento virtual, que será transmitido na página do Facebook do sindicato, terá presença dos professores Oscar Romero, do Depto. de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC e de Antônio Boing, do Depto. de Saúde Pública da UFSC e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A mediação será do professor Douglas Kovaleski, secretário-geral da Apufsc.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina