Acadêmico da UFSC integra programa de embaixadores do ‘Center for Open Science’
O acadêmico Pedro Ricardo Bin, graduando em Letras-Inglês, bolsista de Iniciação Científica/UFSC e membro do Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) da UFSC se tornou parte do Programa de Embaixadores do Center for Open Science (COS). O Center for Open Science (COS) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a criação e o fortalecimento de comunidades científicas e o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar cientistas durante a condução de estudos.
Nos últimos anos, o movimento Ciência Aberta ganhou força entre pesquisadores, universidades, órgãos de fomento e periódicos científicos. De forma geral, a Ciência Aberta propõe que a prática científica, bem como os seus resultados, seja acessível para todas as pessoas. Esse termo geral representa uma série de proposições que reivindicam uma mudança na forma como o conhecimento científico é produzido e disseminado.
Nesse contexto de proposições e mudanças na prática científica, organizações de pesquisadores foram criadas com o intuito de fomentar a discussão e adoção de práticas mais transparentes, abertas e colaborativas para a produção e a disseminação do conhecimento científico. Uma das iniciativas do COS para a criação e o fortalecimento de comunidades de cientistas que se engajam na discussão sobre Ciência Aberta é o Programa de Embaixadores do COS. Esse programa tem como objetivo conectar entusiastas do movimento Ciência Aberta. Assim, os embaixadores atuam para a criação de redes de apoio e formação entre pesquisadores/as com vistas a promover mudanças na cultura científica ao redor do mundo.
Lançado em 2016, a partir do interesse de vários cientistas em participar das discussões sobre Ciência Aberta, o Programa de Embaixadores conta, atualmente, com membros de várias instituições e áreas de pesquisa de mais de 30 países. O Brasil está representado na lista com membros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, mais recentemente, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A UFSC faz parte desse programa com a participação acadêmico Pedro Ricardo Bin. A sua participação no programa está relacionada com o desenvolvimento do seu projeto de Iniciação Científica (IC) no ciclo 2019-2020, financiado pelo CNPq através da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), e orientado pela professora Mailce Borges Mota. Uma de suas atividades era o estudo da plataforma Open Science Framework (OSF) com o objetivo de aprender sobre a plataforma e a realizar os pré-registros dos estudos conduzidos no LabLing.
A partir do seu projeto de IC e do interesse pelo movimento Ciência Aberta, o acadêmico fez sua submissão ao programa e foi aceito para se tornar um membro dessa comunidade. Como embaixador, o estudante pode ser uma referência local para dialogar sobre Ciência Aberta e oferecer oficinas sobre as ferramentas desenvolvidas pelo COS. Nesse sentido, a partir do treinamento oferecido pelo COS, os embaixadores contribuem para a formação de pesquisadores que desejam adotar práticas mais transparentes e colaborativas para a produção e disseminação de suas pesquisas.
Mais informações podem ser encontradas no site do COS (https://www.cos.io/) ou pelo e-mail: pedro.ricardo.bin@grad.ufsc.br.