Nova superintendente assume a gestão do HU-UFSC

22/02/2021 16:08

A médica Joanita Angela Gonzaga Del Moral foi nomeada na última sexta-feira (19/02) como superintendente do HU-UFSC. Foto: Ricardo Torres.

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) conta com uma nova superintendente, a médica Joanita Angela Gonzaga Del Moral, que foi nomeada por meio de portaria na última sexta-feira, 19 de fevereiro, depois de ser indicada pelo reitor da UFSC à Ebserh. A nova superintendente tem uma trajetória profissional que começou em 1994 no HU-UFSC e hoje, 27 anos depois, chegou à superintendência do hospital. A profissional, que estava chefiando a Divisão Médica do hospital, se formou na UFSC. “Desde criança eu sonhava em ser médica, de família humilde, a gente não tinha muita perspectiva, mas sempre havia este sonho de ser médica”, diz Joanita, relembrando a infância em Brusque (SC).

Joanita lembra que a realização deste sonho iniciou em 1984 quando entrou para a faculdade de medicina da UFSC e se concretizou quando a estudante passou a estagiar no Posto de Saúde da Serrinha, a ter aulas práticas no HU culminando com o Internato no Hospital Universitário entre 1989 e 1990, quando se formou como médica. Em 1991 iniciou a residência em Hematologia e Hemoterapia no Hospital Governador Celso Ramos / Hemosc em Florianópolis e retornou ao HU-UFSC em 94, já como médica plantonista da Emergência. Em 95, terminado a residência, passou a fazer parte do corpo clínico do HU como hematologista concursada.

“Até 2009, eu era chefiada pelo professor Gilmar Pacheco, um hematologista ícone da Medicina, que me inspirou em minha formação profissional. Fizemos um TCC na Hematologia, e me apaixonei por esta área”, afirma a profissional. A partir de 2009 tornou-se chefe do Serviço de Hematologia, em 2000 fez prova de título de especialista em Hematologia pela SBHH. Fez mestrado em Ciências Médicas no HU, 2004 a 2005, sob a orientação da professora Letícia Furlaneto, da qual é extremamente grata pelos ensinamentos recebidos.

“Em todos esses anos atendendo pessoas considero o mais importante saber ouvir com atenção e não ter medo de compartilhar sentimentos. Rir ou chorar junto com o paciente só nos coloca mais próximos dele e nos faz compreender melhor seu problema. Tocar no paciente, examinar, é outro fator importantíssimo para podermos fazer o diagnóstico diferencial”, descreveu.

Transição

A nova superintendente irá substituir a professora Maria de Lourdes Rovaris que se aposentou depois de uma trajetória de quase 40 anos no HU-UFSC. “Minha trajetória na gestão do HU foi uma escolha feita por mim. Eu sempre gostei de atuar no HU e optei pela gestão. Relutei, como em vários momentos, mas não me arrependi. Eu sempre quis estar onde me sentia bem e feliz e o HU era este lugar”, relatou.

Rovaris enalteceu os desafios e conquistas desse período e agradeceu a todas as pessoas que estiveram ao seu lado durante os anos de trabalho na instituição. “É hora de trilhar outros caminhos. Meu coração vai ficar aqui, mas de qualquer forma este ciclo precisa ser finalizado e eu sinto que finalizo bem, junto com todos que estiveram comigo, que estão aqui e com os que estão chegando. O HU vai continuar firme e forte”, finalizou.

Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC)

Tags: HUHU UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina