Pandemia e saúde mental dos estudantes inspiram exposição virtual na UFSC

18/11/2020 11:14

Os impactos da pandemia de Covid-19 inspiraram os estudantes do Curso de Museologia da UFSC a criar a NOIA, exposição curricular virtual que traz um recorte sobre questão da saúde mental dos estudantes no ambiente universitário. NOIA está em exibição desde 13 de novembro, com duração de um mês em ambientes virtuais: no site exponoia.cfh.ufsc.br a partir da abertura, e nas redes sociais @exponoia. 

A turma da sétima fase de Museologia se viu na iminente necessidade de reavaliar seus projetos para a disciplina de Prática de Exposição. A exposição estava projetada para se dar no ambiente físico, nas dependências do campus da Universidade. A pandemia levou à decisão de realizar NOIA no ambiente virtual.

NOIA se estrutura em três módulos de “visitação” – “Denunciar”, “Conectar” e “Ocupar”- que retratam a rotina estudantil a partir da ótica do Ensino à Distância – EaD e suas consequências. Nesse contexto, a exposição denuncia e reflete acerca dos agentes estruturantes que são a manutenção das opressões vividas na academia, trazendo também questões sobre ansiedade, desumanização dos espaços de convívio, a precarização do ensino público superior e tudo o que nos oprime enquanto estudantes universitários.

As abordagens levarão o visitante a vivenciar sensações e experiências conflitantes características do momento, tendo como acervo relatos em primeira pessoa de estudantes de todo o Brasil e especialistas. Uma dessas contribuições vem do Coletivo Arame Farpado, formado por universitários oriundos da periferia do Rio de Janeiro e que usam a arte, o humor, tecnologia, território através do teatro e do audiovisual.

Além da exposição, os alunos programaram uma agenda especial com oficinas gratuitas e lives musicais feitas por coletivos de universitários.

Confira a programação:

Oficinas:

Oficina Colagem

• 01/12/2020 – Terça-feira

• Google Meet*

• 8h30 às 12h30

• Inscrições encerradas

Oficina de Otimização de Tempo

• 19/11/2020 – Quinta-feira

• Google Meet*

• 9h às 12h

• Inscrições gratuitas a partir do dia 23/11 pelo link no instagram @exponoia

Oficina de Escrita 

• 03/12/2020 – Quinta-feira

• Google Meet*

• 18h às 21h

• Inscrições gratuitas a partir do dia 23/11 pelo link no instagram @exponoia

Lives:

Live Terça e Som

• 24/11/2020 – Terça-feira

• Youtube*

• 18h às 19h

Live Geosamba

• 10/12/2020 – Quinta-feira

• Youtube*

• 18h às 19h

*A plataforma onde serão feitas as transmissões youtube.com/exponoia
Sobre as oficinas:

As inscrições são abertas ao público, com vagas limitadas e gratuitas.

A programação está no site da exposição exponoia.cfh.ufsc.br/programacao ou pelo instagram @exponoia.

Oficina de Otimização de Tempo

Ministrante: Pedro Paulo Rocha

Pedro Paulo Rocha é Tranzcineasta, Tranzanalista, Performer, Diretor e Criador do Teatro Hacker, além de poeta, compositor, montador, artista visual, ativista e Esquizo-Analista. O artista também vem realizando trabalhos com esquizo-análise e performance. Sua obra é um labirinto vivo entre mistura de linguagens e atos performáticos, em constante fluxo nas redes sociais e no território urbano: da cidade à tela , do korpo à máquina, do pixo ao glitch, do cinema ao tranzcinemas, do teatro à performance, da arte à política, seus trabalhos são vivos em constante transformação e tradução de linguagens.

Oficina de Escrita

Ministrante: Janaina Santos

Doutora em Antropologia Social pela UFSC (PPGAS). Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), especialista em Educação a Distância, graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pesquisadora da temática das migrações e dos direitos humanos no estado de Santa Catarina. Membro do GAIRF (Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados de Florianópolis), do GT I – Grupo de Trabalho sobre Imigração da Comissão de Direitos Humanos da ALESC, do Observatório das Migrações da UDESC. Coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP), vinculada a PROGRAD/UFSC e responsável pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE/UFSC), pelo Programa de Formação Continuada (PROFOR), pelo Programa de Monitoria e Programa de Monitoria Indígena e Quilombola da UFSC. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4610-7826

Ministrante: Kátia de Moura Graça Paixão

Pedagoga e Doutora em Educação pela Unesp. Especialista em Educação Especial e psicopedagogia. Foi professora de Ensino Fundamental, diretora de escola na educação básica e professora de ensino superior. Desde 2018, faz parte da equipe pedagógica do Colégio de Aplicação da UFSC, como pedagoga da área de Educação Especial. Está no PIAPE atuando como orientadora pedagógica desde 2019.2

Oficina de Colagem

Ministrante: Fran Farias

Belém do Pará, trabalho com colagem desde 2016. Tenho uma página no Instagram que se chama Sagitacollage. o Sagita é uma marca independente, que tem como principal intuito falar sobre a minha cultura local e transformar tudo isso em arte da melhor maneira possível. Juntando tudo isso, cada arte é estampada em blusas, ecobags, quadros, canecas e etc. Minha arte traduz tudo e um pouco mais do que tem dentro e fora de mim.

Sobre as Lives:

O Coletivo Geografia Paralela é um coletivo que pensa arte e cultura dentro e fora da universidade, criado em 2018 por estudantes do curso de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realizam dois encontros culturais, uma roda de samba chamada “Geosamba” e o “Terçaesom” que é uma discotecagem que a cada edição traz um gênero musical diferente.

Mais informações no site Exponoia, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

 

Tags: ExponoiaExposição virtuallivemuseologiaNoiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina