DIVULGA UFSC – 15/10/2020 – Edição 1527

15/10/2020 12:32
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 15/10/2020 – Edição 1527
Sepex em Casa: últimos dias para inscrições nos Minicursos

O período de inscrições para os participantes dos minicursos da 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da UFSC termina nesta sexta-feira, 16 de outubro. Neste ano a edição da Sepex será chamada Sepex em Casa e ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro em formato 100% on-line, aberta a toda a sociedade, sem a necessidade de vínculo direto com a Universidade para participar do evento ou dos minicursos. Os interessados em participar dos minicursos precisam acessar este link. Continue a leitura>>.


Estudo avalia atitudes frente à vacina para Covid-19

Pesquisadores convocam voluntários para responder ao questionário on-line do estudo Atitudes frente à vacina para Covid-19: papel das diferenças psicológicas individuais, uma iniciativa multicêntrica que conta com participação da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto investigará as variáveis psicológicas associadas à atitude frente às vacinas e poderá colaborar para campanhas de saúde pública mais efetivas, ao identificar os fatores psicológicos que tornam indivíduos mais suscetíveis à atitude desfavorável à vacinação da Covid-19. Continue a leitura>>.

Aos mestres com carinho: homenagem da UFSC pelo Dia do Professor

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a UFSC conta com 2.419 professores efetivos do magistério superior e 119 professores efetivos do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) – 99 no Colégio de Aplicação (CA) e 20 no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Ao todo, a instituição soma 109 professores substitutos contratados – 93 atuam no ensino superior e 16 na educação básica. A UFSC homenageia os mestres – para que recebam, neste 15 de outubro, o carinho da comunidade universitária e o reconhecimento pelo trabalho primoroso prestado. Leia a homenagem na íntegra>>.



Extensão

Equipamentos para medição de pressão arterial são tema de webinar

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB/UFSC) promove nesta quinta-feira, 15 de outubro, seu terceiro webinar, com o tema Boas práticas de utilização de equipamentos para medição de pressão arterial. O evento tem início às 16h30 e será transmitido pelo canal o IEB no Youtube. Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Mais informações pelo e-mail iebufsc.ccopasoms@gmail.com.

Processo de transição de paz na Colômbia é tema de webinar no dia 16 de outubro

O Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa (GESED) da UFSC realizam, no próximo dia 16 de outubro, às 14h, o webinar Processo de transição de paz na Colômbia. O encontro contará com a participação da professora Marília Pimenta, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP/SP), da professora Adriana Rincón Villegas, da Universidad de Massachusetts e Athabasca University, e do professor Thiago Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O webinar será moderado pelas professoras Danielle Jacon Ayres Pinto, do GEPPIC/UFSC, e Graciela de Conti Pagliari, do GESED/UFSC. O evento será transmitido no canal do GEPPIC no Youtube. Mais informações.

Professor da Universidade da Flórida Central profere webpalestra no Colóquio do Departamento de Matemática

O Colóquio do Departamento de Matemática promove nesta sexta-feira, 16 de outubro, a palestra Processos difusivos degenerados e suas teorias de regularidade intrínsecas, com o professor Eduardo Teixeira, do Departamento de Matemática, da Universidade da Flórida Central (UFC). O professor é PhD em matemática pela Universidade do Texas, em Austin. Atuou na Universidade Rutgers e foi professor titular da UFC. O evento será transmitido pelo Canal do Colóquio no Youtube, às 14h. Mais informações.

Inscrições abertas para o curso Administração Estratégica para Modelos de Autogestão

O Núcleo de Sociologia Econômica (Nusec/UFSC) abriu inscrições para o curso Administração Estratégica para Modelos de Autogestão, que tem como objetivo identificar estratégias de organização empresarial via redes sociais e entender o funcionamento da gestão horizontal. O curso integra o projeto de extensão Economias Criativas e Modelos de Autogestão As inscrições para o curso podem ser realizadas neste link. Mais informações pelo Instagram e Facebook do núcleo.

Projeto NEUROTalks promove live sobre envelhecimento e memória

O projeto NEUROTalks recebe nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 18h, a professora Patricia Brocardo, da UFSC, para conversar sobre o que podemos fazer para gerar novos neurônios e envelhecer com boa memória. A Professora Patricia é doutora em Neurociências e realizou Pós-doutorado pela Universidade de Victoria, no Canadá. Em 2014 foi uma das ganhadoras do prêmio para Mulheres na Ciência, uma parceria da L’Oréal com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Continue a leitura>>.

Live da série Diálogos UFSC apresenta três cursos do campus Joinville

A quarta edição da série de lives Diálogos UFSC vai ao ar nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 14h. Nesta edição serão apresentados três cursos da UFSC Joinville: Engenharia Civil de Infraestrutura; Engenharia de Transportes e Logística; e Engenharia Ferroviária e Metroviária. As lives, que apresentam informações sobre cursos da UFSC, além dos campos de atuação e mercado de trabalho dos profissionais da área, são realizadas pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As apresentações são transmitidas no canal da Coperve no Youtube e os participantes podem realizar perguntas no chat do canal. Para ver as edições anteriores, acesse o canal da Coperve no Youtube.


Pesquisa

Supervisor do Instituto de Soldagem e Mecatrônica da UFSC é destaque em evento da Petrobras

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Régis Henrique Gonçalves e Silva foi um dos dois únicos palestrantes de instituições externas convidados pela Petrobras para seu Encontro Técnico de Soldagem (ENSOLD 2020). Além disso, cerca de 150 profissionais da empresa presentes ao evento, realizado de 5 a 8 de outubro, escolheram como Destaque do ENSOLD 2020 o trabalho intitulado Fixação de Componentes por Stud Welding na área naval, produzido por Régis em conjunto com outros pesquisadores. Continue a leitura»».

Pesquisadora da UFSC integra conselho editorial de revista do grupo Nature

Oportunidade para a pesquisa de ponta da área de geociências produzida no Brasil e América do Sul: é assim que a professora da UFSC Regina Rodrigues (Coordenadoria Especial de Oceanografia) avalia sua indicação para compor o Conselho Editorial da revista Communications Earth & Environment, da nova série de periódicos open source do grupo Nature. Ela é a única da América do Sul no comitê composto por cientistas da Europa, Ásia, América do Norte e Oceania. Continue a leitura»».

TCC da Graduação em Letras Espanhol da UFSC vence ‘Prêmio Hispanismos: primeiras experiências’

O trabalho de conclusão de curso As dimensões do poder e solidariedade no uso das formas de tratamento: um estudo das vozes femininas em Entremeses cervantinos, de Camila Rodrigues Albuquerque, graduanda do Curso de Graduação em Letras Espanhol (DLLE/UFSC), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Hispanismos: primeiras experiências, na categoria Estudo de língua. A divulgação foi realizada no encerramento do XI Congresso Brasileiro de Hispanistas. Continue a leitura>>.


Cultura

100 anos em 100 filmes: obra reconstrói a história do primeiro século da sétima arte

Mais um excelente lançamento da Editora da UFSC (Edufsc) em 2020, 100 anos em 100 filmes: escritos sobre cinema compila textos do grande Valêncio Xavier (1933-2008) sobre a sétima arte. Publicados no jornal Gazeta do Povo (PR) entre agosto e dezembro de 1995, quando o cinema celebrou seu primeiro centenário, os comentários de Valêncio reconstroem, à sua maneira, as primeiras dez décadas desta ainda jovem arte a partir de sintéticos comentários individuais sobre obras marcantes do cinema. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.