Curso de Enfermagem da UFSC promove evento sobre queimaduras
Em tempos de manipulação de produtos como álcool 70 e álcool em gel, para higiene e limpeza em prevenção ao novo coronavírus, incidentes com queimaduras podem ser mais frequentes. O tema recebe atenção do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que promoverá, de 22 a 24 de junho, o web-evento “Queimaduras e as interfaces do cuidado”.
O evento é voltado a profissionais e alunos da área da saúde e será transmitido pelo canal de Enfermagem da UFSC no YouTube: Enfermagem UFSC. A participação é gratuita, com inscrições pela internet. O formulário de inscrição é acessível em @nucron.ufsc.25 ou @grupoedccs. A participação dá direito a certificado – duas horas por dia, totalizando seis horas.
Programação (sempre das 17h às 19h)
- 22 de junho: Cuidado do paciente queimado na fase aguda do trauma / sala de emergência: na perspectiva da medicina, da enfermagem e da fisioterapia.
- 23 de junho: Cuidado do paciente queimado no atendimento hospitalar: na perspectiva da enfermagem, da fisioterapia e da medicina.
- 24 de junho: A reintegração social: concepções da terapia ocupacional e assistência social. Prevenção de Queimaduras: ações da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
O evento marca a campanha Junho Laranja, pelo mês de prevenção de queimaduras. É organizado pelo programa de extensão “Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado-autocuidado no processo de reabilitação pós queimaduras” da UFSC, coordenado pela professora Maria Elena Echevarría Guanilo e tem colaboração do “Projeto Restaura: fisioterapia dermatofuncional em queimaduras” e da Clínica Escola de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenado por Juliano Tibola.
O encontro virtual terá participação de palestrantes brasileiros de notório saber e experiência na área de queimaduras, de distintas especialidades envolvidas no atendimento ao queimado: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional e Assistência Social.