Alunos da Engenharia Sanitária e Ambiental são premiados em simpósio de recursos hídricos

05/12/2019 15:41

Ganhadores do Prêmio Jovem Pesquisador 2019. Foto: Divulgação

Três alunos do Laboratório de Hidrologia do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiados no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná (PR). O prêmio é entregue pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos a cada dois anos. O doutorando Vinícius Bogo Portal Chagas e a mestranda Paula Cunha David, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, ganharam o Prêmio Jovem Pesquisador 2019 nas categorias doutorado e mestrado. Já o aluno Gabriel Anzolin ficou com o segundo lugar da categoria graduação.

> Conheça os trabalhos premiados:

CATEGORIA DOUTORADO: 1º lugar
Não-estacionariedade é inevitável! Causas das recentes mudanças de vazão no Brasil
Por Vinícius B. P. Chagas & Pedro Luiz Borges Chaffe
(clique AQUI para conferir o artigo)

CATEGORIA MESTRADO: 1º lugar
Uso de assinaturas hidrológicas para classificação de bacias hidrográficas do Brasil
Por Paula C. David, Vinícius B. P. Chagas & Pedro Luiz Borges Chaffe
(clique AQUI para conferir o artigo)

CATEGORIA GRADUAÇÃO: 2º lugar
Incerteza na determinação das curvas IDF na bacia do Itajaí
Por Gabriel Anzolin, Debora Y. de Oliveira & Pedro Luiz Borges Chaffe
(clique AQUI para conferir o artigo)

A premiação

As premiações ocorreram na noite de quarta-feira, dia 27 de novembro. O Prêmio Jovem Pesquisador homenageou o professor Rubem La Laina Porto, falecido em julho deste ano, e que também presidiu a ABRHidro (1980-1981). Outro professor e colega, Francisco de Assis de Souza, lembrou que professor Rubem participou de todos os eventos da Associação desde a sua fundação. “A principal característica dele era de educador. Muitos de nós fomos orientados por ele, seja na área acadêmica ou nos desafios da vida. Ele disputava almas, formava cidadãos e instrumentalizava para a vida”, afirmou Assis.

A edição de 2019 trouxe uma novidade: a inclusão da categoria Ensino Médio, que agora estimula os jovens a estudarem e realizarem trabalhos sobre a água. Assim como nas demais categorias, os trabalhos inscritos passaram por bancas examinadoras online para uma habilitação inicial. Foram selecionados três finalistas. As quatro categorias passaram pela mesma banca examinadora de professores doutores, formada por José Almir Cirilo (UFPE), Andrea Sousa Fontes (UFRB), Luciene Pimentel da Silva (UERJ), Teodorico Alves Sobrinho (UFMS) e Luciana Espíndula de Quadros (IFPR).”Os trabalhos apresentados em todas as categorias revelaram um alto nível de conteúdo científico”, elogiou a diretora de eventos da ABRHidro e coordenadora dos Prêmios.

Tags: Departamento de Engenharia Sanitária e AmbientalLaboratório de HidrologiaPrêmio Jovem Pesquisador 2019