UFSC conquista medalhas nas modalidades acadêmica, jogos eletrônicos e natação no JUBS

30/10/2019 16:17

Fernanda Delgado. Foto: Divulgação

A delegação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou cinco medalhas na 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), encerrados na última segunda-feira, dia 28 de outubro, em Salvador, na Bahia. Composta por 15 atletas (13 da graduação e 2 da pós-graduação) dos campi de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Araranguá, a equipe da UFSC foi premiada na natação feminina, jogos eletrônicos (LOL) e JUBS acadêmico. A UFSC contou ainda com representantes nas modalidades de basquete 3×3 masculino, natação masculina, vôlei de praia feminino e judô masculino (veja a lista completa abaixo).

Um dos destaques dos Jogos, a nadadora Fernanda Schmitz Goulart Delgado, aluna do curso de Nutrição na Capital, trouxe na bagagem três medalhas: ouro nos 50m borboleta e bronze nos 50m livre e 100m borboleta.  Além dela, o doutorando em Educação Física Ricardo Teixeira Quinaud levou medalha de ouro, na modalidade JUBS acadêmico, com o trabalho ‘Identidade do Estudante-Atleta no Brasil: Influência dos contextos acadêmico e esportivo’. “Eu não esperava ganhar uma medalha de ouro, pois vim para os JUBs para aprender com outras pessoas, compartilhar conhecimentos e ver como funciona o esporte universitário na prática. E o evento me proporcionou essa nova aprendizagem, esse novo compartilhamento de ideias e saberes”, disse Quinaud na premiação.

Ricardo Teixeira Quinaud. Foto: Divulgação

Para completar o quadro dos premiados, a equipe League of Legends, composta por estudantes da graduação de quatro diferentes campi, levou a medalha de prata na modalidade de jogos eletrônicos. O grupo foi formado pelos alunos Guilherme Raiser Miranda (Engenharia Aeroespacial – Campus Joinville), Daniel Bruning Ascari (Engenharia Produção Elétrica – Campus Florianópolis), Lucas Lapa Daux Medeiros (Ciências Contábeis – Campus Florianópolis), Lucas Kienen Rota (Engenharia Controle e Automação – Campus Blumenau) e Gabriel Medeiros Gomes da Silva (Engenharia de Computação – Campus Araranguá).

Equipe League of Legends. Foto: Divulgação

Na viagem a Salvador, também integraram a delegação da UFSC o secretário de Esportes da instituição, Juliano Fernandes, o treinador de basquete 3×3 André Luiz de Almeida Soares e a técnica de vôlei de praia feminino Marina Christofoletti dos Santos. A participação da Universidade foi viabilizada pela Secretaria de Esportes (SESP/UFSC) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

O secretário de Esportes avaliou a participação como positiva. “Primeiramente pelo fato de a UFSC ter participado com 15 atletas, número muito maior se compararmos com os anos anteriores, quando participávamos com 2 ou 3 alunos. Além disso, desse total, sete medalharam”, ressaltou Juliano, que lembrou também da conquista de outras cinco medalhas nas provas de atletismo. Por questões de logística, o atletismo dos Jogos Universitários Brasileiros foi disputado nos dias 12 e 13 de setembro, em Fortaleza, no Ceará.

Esta edição do JUBS reuniu cerca de 2,5 mil universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Com um contingente de 178 pessoas (141 atletas, 26 técnicos e 11 oficiais), a delegação de Santa Catarina contou com representantes da Unisociesc, Unochapecó, Uniplac, Univali, UnC, Unoesc, Udesc, Unisul e Furb. Ao todo, o grupo catarinense obteve 53 medalhas, sendo 15 de ouro, 19 de prata e 19 bronze.

Conheça os acadêmicos-atletas da UFSC convocados para os JUBS

Atleta Curso Modalidade Campus
Taís Parracho dos Santos Ciências Contábeis Vôlei de Praia Florianópolis
Esthela Michalski Puel Farmácia Vôlei de Praia Florianópolis