Vestibular UFSC 2019-2: provas começam neste sábado
O Vestibular 2019-2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira) em oito cidades catarinenses: Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão. As provas ocorrerão todos os dias entre as 14h e as 18 h, e os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site vestibular20192.ufsc.br, pelo telefone (48) 3721-9200 ou pelo e-mail vestibular20192@coperve.ufsc.br.
Ao todo, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC registrou mais de 7 mil inscrições para as 565 vagas distribuídas em 24 opções de cursos. Em Florianópolis, há vagas para Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia de Aquicultura, Geografia, Matemática, Química e Secretariado Executivo. No campus Araranguá, as opções são Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Medicina e Tecnologias da Informação e Comunicação. Já em Curitibanos, Agronomia e Engenharia Florestal.
No campus Joinville, os candidatos disputarão vagas nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Naval e Engenharia Ferroviária e Metroviária. Por fim, em Blumenau, as opções são Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Matemática e Química (bacharelado e licenciatura).
Cursos mais procurados na classificação geral
O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019.2, com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não é o mais concorrido deste concurso, que terá 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, no Campus UFSC Florianópolis. A relação candidato/vaga de todos os cursos, por modalidade do Programa de Ações Afirmativas (PAA), está disponível em seção específica no site da Coperve.
Confira os 10 cursos mais procurados no Vestibular 2019.2:
Ranking | Curso | Vagas | Inscritos | C/V |
1 | MEDICINA – ARARANGUÁ | 60 | 5151 | 85,85 |
2 | GEOGRAFIA – BEL/LIC – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS | 5 | 204 | 40,80 |
3 | ENGENHARIA DE AQUICULTURA – DIURNO – FLORIANÓPOLIS | 15 | 159 | 10,60 |
4 | ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA – JOINVILLE | 15 | 145 | 9,67 |
5 | SECRETARIADO EXECUTIVO – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS | 4 | 134 | 33,50 |
6 | MATEMÁTICA – LIC – DIURNO – FLORIANÓPOLIS | 62 | 131 | 2,11 |
7 | BIBLIOTECONOMIA – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS | 16 | 114 | 7,13 |
8 | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO -DIURNO/NOTURNO – ARARANGUÁ | 14 | 110 | 7,86 |
9 | QUÍMICA – LIC – DIURNO – FLORIANÓPOLIS | 1 | 110 | 110,00 |
10 | AGRONOMIA – DIURNO – CURITIBANOS | 39 | 107 | 2,74 |
Divulgação dos Gabaritos
O gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas será disponibilizado no site do concurso na segunda-feira, dia 8, a partir das 20h.
A Coperve alerta aos candidatos para que:
a. Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo);
b. Cheguem com antecedência aos locais de prova;
c. Estejam portando:
– Original do documento de identidade informado na inscrição;
– Confirmação de Inscrição Definitiva;
– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.
Eletrônicos devem ficar desligados
Durante a realização das provas, não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante, entre outros), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.
A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova os objetos descritos ou seus similares. Caso compareça portando algum deles, deverão ser colocados na bolsa ou mochila do candidato ou acondicionados em sacos plásticos (fornecidos pela Comissão) identificados e deixados sob a cadeira do candidato antes do início da prova. Objetos eletrônicos (de qualquer tipo) deverão permanecer desligados.
Candidatos ‘sabatistas’
Os candidatos que no momento da inscrição escolheram a condição especial de ‘sabatista’ obedecerão aos mesmos horários de entrada nos locais de realização das provas de todos os demais candidatos. O acesso se dará no mesmo horário nos três dias de prova, ou seja, o portão de acesso estará aberto das 13h às 13h45. No sábado, dia 6 de julho, o candidato ‘sabatista’ deve dirigir-se ao local de prova e aguardar orientações. Segundo a Coperve, estes candidatos serão alocados em uma sala específica para, após o pôr do sol, realizarem a prova.
1ª PROVA
6 de julho (sábado)
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões);
- Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (8 questões);
- Matemática (10 questões);
- Biologia (10 questões).
2ª PROVA
7 de julho (domingo)
- Ciências Humanas e Sociais: Filosofia, Geografia, História e Sociologia (20 questões);
- Física (10 questões);
- Química (10 questões).
3ª PROVA
8 de julho (segunda)
- Redação;
- 4 Questões Discursivas.
Matrículas dos candidatos classificados
Os candidatos classificados no Vestibular 2019-2 deverão efetuar suas matrículas de acordo com datas, locais, procedimentos e normas constantes na Portaria de Matrículas, expedida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) e publicada no site vestibular20192.ufsc.br.
Orientações aos veículos de comunicação
A Coperve alerta que não haverá acesso de jornalistas aos locais de aplicação das provas e não será permitido fotografar ou gravar imagens dentro desses locais. O contato com os candidatos só poderá ser feito antes ou após a prova, que se inicia às 14h (com fechamento dos portões às 13h45min) e se encerra às 18h. No caso de emissoras de TV que pretendem realizar transmissões ao vivo, o local sugerido é a Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos.
As informações relativas ao andamento do concurso, como índice de abstenção, serão disponibilizadas no site vestibular20192.ufsc.br e divulgadas pela Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC no site da UFSC. A Agecom fará plantão neste sábado e domingo e atualizará as informações sobre o concurso em seus meios de comunicação e no Facebook.
Proibição de instalação de tendas
A Administração Central da UFSC comunica que, durante o Vestibular, não será permitida a instalação de barracas e/ou outras estruturas por colégios, cursos pré-vestibulares e afins, em nenhum dos locais de aplicação de provas.
Mais informações no site vestibular20192.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200
Agecom: (48) 3721-9601/9602
Segurança da UFSC: Plantão/Emergência – (48) 3721-9555 e 5050