Seleção para bolsista de pós-doutorado em Recursos Genéticos Vegetais

01/07/2019 15:00

O Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (RGV) da UFSC divulga edital de inscrição para a seleção de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto está intitulado como: Resistência induzida e genética em plantas contra doenças de interesse econômico. Os candidatos interessados devem enviar a documentação exigida entre os dias 01 e 26 de julho, no e-mail do Programa. A seleção ocorrerá no dia 1º de agosto, por uma comissão designada do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC.

A bolsa PNPD é uma bolsa de pós-doutorado no valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), paga ao bolsista diretamente pela CAPES, durante o período de execução do projeto. O projeto terá início a partir de agosto de 2019, tendo duração de 12 meses, com a possibilidade de uma renovação de igual duração mediante a apresentação e aprovação de relatórios anuais. A pessoa selecionada deve ter disponibilidade de iniciar as atividades imediatamente após sua indicação.

Documentos necessários

Os documentos devem ser enviados como anexo em um único documento em formato pdf.

a) Cópia do diploma, certificado de conclusão do doutorado, ou declaração de defesa antes da implementação da bolsa;
b) Histórico escolar da graduação e da pós-graduação;
c) Cópia do CPF e identidade (quando o CPF constar na CI dispensar cópia da mesma);
d) Carta de intenção explicitando os motivos que o levaram ao interesse pelo projeto;
e) Proposta de trabalho

Perfil do candidato

• Formação em Ciências Biológicas ou Ciências Agrárias, que contemple disciplinas ou estudos que envolvam conhecimentos sobre o controle de doenças de plantas utilizando a indução de resistência;

• Demonstrar experiência em trabalhos e/ou estudos envolvendo o emprego de indutores de origem biótica ou abiótica para o controle de doenças de plantas, incluindo obtenção e caracterização dos indutores e dos fitopatógenos, avaliação da atividade de proteínas relacionadas à patogênese (glucanases, quitinases, fenilalanina-amônia liases, etc), avaliação de enzimas antioxidantes (peroxidases, catalases, superóxido dismutase, etc), análise da expressão de genes relacionados à defesa das plantas em resposta à aplicação dos indutores e inoculação dos fitopatógenos;

• Apresentar plano de trabalho que contemple atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Ter atuação no apoio às atividades de projetos associados à linha de pesquisa em Ecologia e Manejo Sustentável de Plantas e de outras linhas de pesquisa do PPG/RGV.

• Atuar no Ensino de Graduação (Cursos de Agronomia) em disciplinas que contemplam os tópicos relacionados a este projeto e que são ministrados nas disciplinas FIT 5611 – Manejo de Doenças em Plantas, FIT 5506 – Fitopatologia e FIT 5025 Fisiologia Pós-colheita.

• Atuar no Ensino de Pós-graduação: Disciplina de Pós Graduação (PPG RGV) RGV Micro e macrorganismos de interesse fitossanitário, do PPG em Recursos Genéticos Vegetais, com ementas disponíveis em http://rgv.ufsc.br/disciplinas/programa-e-ementas/.

• Ter atuação em trabalhos de extensão inerentes ao Laboratório de Fitopatologia da UFSC

• Colaborar em projetos de formação (colaboração e/ou co-orientação potencial) de mestrandos e bolsistas de IC.

Os documentos podem ser enviados no e-mail ppgrgv@contato.ufsc.br

O Edital completo pode ser acessado no link.