Biblioteca Universitária promove evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário
A Biblioteca Universitária da (BU/UFSC) comemorará o Dia do Bibliotecário, em 12 de março, terça-feira, com um evento organizado de forma colaborativa, em conjunto com a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), o Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação e o Departamento de Ciência da Informação da UFSC; a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); o Conselho Regional de Biblioteconomia.
Um dos destaques da programação será o lançamento do livro “A Construção de Saberes: protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC“, publicado em novembro de 2018. A obra possui 14 capítulos que abordam os diferentes serviços e estudos realizados pela equipe da BU: a atualização e institucionalização do regimento da biblioteca, o modo como é aplicada a gestão do conhecimento, o mapeamento de processos, a revisão da identidade visual, as estratégias de marketing, o suporte à pesquisa e a gestão de dados, o combate ao plágio e má conduta em pesquisa, os aspectos relacionados à desinformação, o portal de periódicos e o repositório institucional, a organização e preservação da coleção de obras raras, o projeto cinema mundo, dentre outros.
Conforme as organizadoras Roberta Moraes de Bem e Andréa Figueiredo Leão Grants, o livro reflete a dinâmica de uma equipe que trabalha de forma articulada e sistêmica, considerando que as bibliotecas são unidades conectadas ao contexto em que se desenvolvem. O livro compartilha conhecimentos para além das atividades tradicionais, considerando a natureza histórica das bibliotecas, mostrando que a Biblioteca Universitária e sua equipe apresentam-se de forma mais ativa e adaptativa, não só por adotar modelos gerenciais mais flexíveis, mas por inovar em áreas desafiadoras.
Programação
Mesa de abertura: 8h30 – 9h
Desafios para o Ensino à Distância na Biblioteconomia | 9h – 10:15
Divino Ignácio Ribeiro Jr. (UDESC)
Jéssica Bedin (UNOCHAPECÓ)
Orestes Trevisol Neto (UDESC/UNOCHAPECÓ)
Diversidade e Biblioteconomia | 10h30 – 12h
Andreia Sousa da Silva (ACB)
Ângela Della Flora (UFSC)
Maria Zanella (PPGSS)
Me. Salete Cecília de Souza (UNISUL)
Pena alternativa em bibliotecas: possibilidade que dá certo | 13h30 – 14h30
Kátia Maria Costa (ACB)
Isabel Weingartner (FJCB)
Lançamento do Livro: A construção de saberes: protagonismo compartilhado em serviços e inovações na BU/UFSC | 14h30 -14h45
Roberta Moraes de Bem
Andréa Figueiredo Leão Grants
Bate-papo com os autores(as) | 14h45 -15h30
O Contexto da Desinformação e a Criação da Comissão de Confiabilidade Informacional | 14h45 – 15h
Leonardo Ripoll
José Cláudio Morelli Matos
Marcela Custódio
O Papel da Biblioteca Universitária no Combate ao Plágio e a Má Conduta em Pesquisa | 15h – 15h15
Fábio Lorensi do Canto
Marli Dias de Souza Pinto
Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos em Bibliotecas Universitárias: experiência da BU/UFSC | 15h15 – 15h30
Karyn Munyk Lehmkuhl
Perguntas e sorteio de exemplares | 15h30 – 16h
Desafios para Gestão e Preservação dos Acervos Digitais em Unidades de Informação | 16h15 – 17h30
Miguel Arellano (IBICT)
Elisângela Alves de Moura (BC/UFRN)
Divino Ignácio Ribeiro Jr. (UDESC)
Entrega da medalha Marília Damiani 17h30 – 18h30
Estudo da comunidade para a gestão da biblioteca: projetos de sucesso em Santa Catarina | 18h30 – 19h30
Glaucia Maindra da Silva (PMI)
Marciani Raquel Bezerra (FCRS)
Coffee Break | 19h30
Mais informações sobre o evento na página da BU.