20º FAM: Palestra, oficina e 14 filmes no penúltimo dia do festival

23/06/2016 10:20

 

Lucio Yanel, um dos músicos de Ao Som do Chamamé

Lucio Yanel, um dos músicos de Ao Som do Chamamé. Foto: divulgação

Esta quinta-feira, 23 de junho, será o sétimo e penúltimo dia do Festival Audiovisual Mercosul e será mais um dia de mostras, fóruns e oficinas. O dia começa com a Mostra Infantojuvenil, às 9h, e depois às 14h30.

Sessão Itapema será realizada mais uma vez na sala Goiabeira às 12h30, e vai exibir os curtas mais votados pelo Júri Popular na noite de quarta-feira. 

Quinta-feira também será um dia de fórum e oficinas, começando às 11h com a palestra A pré da pós, com Marcelo Siqueira, da produtora Místika, também apoiadora do FAM. Marcelo irá falar sobre a organização da pós-produção de filmes. Em seguida, às 14h, ocorre uma consultoria da Mistika com os produtores Marcelo Siqueira e Adriana Mazzetti. Na sala Goiabeira, às 14h, a Oficina SC Games, onde serão explorados temas em relação à criação de games, como: desenvolvimento de personagens em Papercraft 3D que será ministrado por Letícia Ray e programação para games, com Frederico Zighê.

Música folclórica é o tema da Mostra Doc-FAM, desta quinta. Às 16h30 será exibido o documentário catarinense Ao Som do Chamamé, do diretor Lucas de Barros. O filme se passa na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e documenta em português e espanhol a história do estilo musical folclórico Chamamé, que surge no começo do século XX naquela região. 

Às 19h, mais uma Mostra de Curtas Mercosul. As exibições iniciarão com o argentino Jasy Porã, dos diretores Pavel Luiz Tavares e Cecília Belén Sandoval, seguido pelo curta Rosinha, de Brasília, do diretor Gui Campos e encerrando com o convidado de Florianópolis A Galinha da Vizinha de Beatriz Peixoto. 

Antes da exibição da Mostra de Longas Mercosul, acontecerá, às 20h a homenagem do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina (SintraCine).

A Mostra de Longas Mercosul irá encerrar a sétima noite de Festival com o filme paraguaio Mangoré, do diretor Luis Vieira. O longa-metragem é uma biografia do violonista paraguaio Agustin Barrios Mangoré, um dos maiores músicos do gênero na América Latina. A vida de Mangoré é contada em uma narrativa que alterna sua história de juventude e vida adulta no Paraguai. 

O FAM 20 anos tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes/FunCultural, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision/ A.C.S.

Fonte: Assessoria de Comunicação FAM 2016

Tags: 20 anos EjesamFAMUFSC