TV UFSC exibe especial sobre o Parque Nacional de São Joaquim
A TV UFSC reapresenta neste domingo, 22, às 21h, reportagem especial que destaca a natureza da região do Parque Nacional de São Joaquim e as pesquisas científicas praticadas por especialistas de universidades de SC e RS.
O Parque está localizado na região serrana do estado de Santa Catarina, próximo à cidade de São Joaquim, nos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará. O parque foi criado em julho de 1961, com o principal objetivo de preservação dos remanescentes de Matas Araucárias e do bioma Mata Atlântica.
Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja, o ponto de maior altitude, com 1822 metros. Aberto à visitação, o público pode fazer caminhadas passando pelas araucárias, mata nativa, cachoeiras e pelas nascentes de diversos rios, entre eles o rio Pelotas, que também é conhecida como nascente do Rio da Prata.
Desde a década de 60, o parque também promove educação ambiental e incentiva a pesquisa, nas diversas áreas ligadas à geografia, botânica, zoologia e climatologia. Hoje, diversos pesquisadores da UFSC, Udesc, Epagri, ICMBio, FURB e estudantes se dedicam a um projeto ambicioso: catalogar a topografia, animais e plantas do local e observar as alterações sofridas pelas mudanças climáticas nas próximas décadas.
Produzida pela TV UFSC, a reportagem entrevista os profissionais que trabalham no Parque Nacional São Joaquim e mostra um dia inteiro desses pesquisadores, com o destaque para as belezas naturais da área de aproximadamente 43 mil hectares da serra catarinense.
Estreia de Igarapé Mágico
Elementos da fauna e da flora amazônica, alta tecnologia,e muita imaginação misturados a noções de cidadania e ecossistema. Essa a receita de Igarapé Mágico, série que estreia nesta segunda, dia 20, às 9 e às 13h30min, com temas relacionados à sustentabilidade como lixo, poluição, importância da água, entre outros.
As aventuras giram em torno de uma turma formada por quatro filhotes da fauna brasileira: um pirarucu (Bitelo), um peixe-boi (Maná), uma sucuri (Ceci) e uma piranha (Cotinha); além de um jacaré (Jaca Zé) e uma perereca (Quinha) adolescentes.
A série conta ainda com a participação de uma garça real, que funciona como uma espécie de narrador, e da Iara, mãe d’água, interpretada pela atriz Roberta Estrela D’Alva. Juntos, eles vivem inúmeras aventuras em cenários virtuais nas águas tranquilas do igarapé. A direção é de Bia Rosenberg e José Henrique Caldas.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o canal aberto 63.1 digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.