TV UFSC reapresenta documentário sobre Rio Uruguai

26/01/2014 13:38

TV UFSC reapresenta especial sobre o Rio Uruguai

Especial Rio Uruguai – das nuvens às corredeiras apresenta um levantamento da bacia do Rio Uruguai, desde as nascentes na Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.  O documentário, com reapresentação marcada para este domingo, 26, às 21 horas, retrata trechos da expedição do Instituto Ekko Brasil no Rio Uruguai, foi dirigido por Neno Brazil e produzido pela Cristal Broadcast, de Florianópolis. O Instituto, através do Programa Turismo Sustentável – Rio Uruguai, com patrocínio do Funturismo, faz um levantamento da bacia do rio Uruguai através de imagens de satélite, visando formar um banco de dados para o planejamento de um turismo de viés responsável na região.

Turismo e economia se misturam na história do Rio Uruguai. O especial retrata as cavalgadas no Campo do Padre, entrevista balseiros que desciam o rio para vender seus produtos no interior do Rio Grande do Sul e revela a presença de lontras no rio. O jornalista Paulo Markum acredita que uma das ações de turismo que pode ser realizada é o resgate da história da região do Prata. Para Markum, o Rio Uruguai tem um papel importante na conquista da região, na luta entre os europeus, principalmente espanhóis, e os índios. 

Holocausto

Em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, comemorado no dia 27 de janeiro, a TV Brasil exibe, neste domingo, às 23 horas, o Doc Especial Holocausto.  O documentário examina o surgimento e a consolidação de poder nazista na Alemanha. Utilizando imagens raras, o filme explora sua ideologia, sua propaganda e a perseguição contra os judeus e outras vítimas do nazismo. A produção também enfatiza a trajetória que levou os nazistas e seus colaboradores a gerar um estado de guerra e ao assassinato de milhões de pessoas. A ideia é a de provocar reflexão e discussão sobre o papel de pessoas comuns e das instituições e nações entre os anos de 1918 a 1945.  

UFSC Entrevista discute aquíferos

Aquecimento global, regulação climática, destruição de paisagens que retém água, urbanização e desmatamento. Esses são alguns dos temas discutidos pelo UFSC Entrevista desta segunda-feira com o professor Luiz Fernando Scheibe.

Géologo, com doutorado em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pelo instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Scheibe atualmente é professor titular aposentado voluntário da UFSC. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e organizou seis livros.  Recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010, a medalha de Mérito da Cidade de Florianópolis e o título de Professor Emérito da UFSC em 2012.

Atua na área de Geociências e nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, com ênfase em Geoecologia e Hidrogeologia. Coordena em SC o projeto Rede Guarani/Serra Geral – www.rgsg.org.br.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br  e www.tvbrasil.ebc.com.br.

Assista também aos boletins de notícias no site www.youtube.com/tvufsc.

Natália Porto/Estagiária/TV UFSC