Divulga UFSC – 12/12/2013 – Edição 299

12/12/2013 14:29

12/12/2013 – Edição 299

UFSC repudia racismo e informa sobre uso indevido do nome da instituição em sites e redes sociais

Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, as reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco receberam um grupo integrado por estudantes negros da UFSC, representantes de movimentos sociais, professores e o vereador Lino Peres (PT). Os alunos entregaram uma carta de repúdio a uma imagem veiculada em uma rede social. Continue a leitura. Confira a nota oficial publicada pela Administração Central.

Capes avalia programas de mestrado e doutorado considerados de ponta no país

A avaliação trienal divulgada recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avaliou o desempenho da pós-graduação no país. Dos 406 programas considerados pelo Ministério da Educação com padrão internacional, 17 estão na UFSC. São programas de mestrado e doutorado que tiveram os conceitos mais altos. Confira no portal da Capes: avaliacaotrienal2013.capes.gov.br. Leia mais.

Mestrado em Jornalismo da UFSC promove 3ª Jornada Discente com transmissão ao vivo

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) promove nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de dezembro, a 3ª Jornada Discente, na sala 145, bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A abertura foi às 9h desta quinta-feira, com a palestra “A configuração de uma narrativa do Brasil”, ministrada pelo professor Luiz Gonzaga Motta, da Universidade de Brasília (UnB). No dia 13, às 9h, o professor Paulo Bernardo Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresenta o tema “Silêncio gráfico e tipográfico em páginas impressas e online”. As palestras serão seguidas das mesas temáticas, mediadas pelos professores do Programa.Os debates poderão ser acompanhados ao vivo pelo twitter do evento @JDPosjor. O evento é voltado a alunos de graduação em Jornalismo e de outros programas de pós-graduação. Continue a leitura.

Coral e Orquestra da UFSC fazem apresentações de fim de ano

Em clima de fim de ano, o Coral e a Orquestra da UFSC fazem suas últimas apresentações de 2013 na UFSC, com um repertório de músicas brasileiras e natalinas. Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Coral abre as portas da Igrejinha da UFSC para que a comunidade possa assistir a um ensaio aberto, às 20h30min. No sábado, 14 de dezembro, o Coral viaja até Timbó a convite da prefeitura, onde se apresenta na praça da cidade. Encerrando o calendário, na segunda-feira, 16 de dezembro, o Coral e a Orquestra de Câmara da UFSC fazem apresentação na Igreja São Sebastião, no bairro Campeche, Florianópolis. Continue a leitura.

Inscrições para concurso docente encerram nesta sexta-feira

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) publicou o Edital nº 270/DDP/2013 para realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos da carreira do magistério superior. São 85 vagas, distribuídas entre os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo site segesp.ufsc.br/ddpp/concursos, link “Docente Magistério Superior”, até o dia 13 de dezembro de 2013. Continue a leitura.

Inscrições abertas para Escola de Verão de Matemática da UFSC

Encerram-se no dia 13 de dezembro as inscrições para a 15ª Escola de Verão de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferecerá – de 6 de janeiro a 28 de fevereiro – o curso de Introdução à Análise, seis minicursos e uma palestra. O curso – ministrado pelo professor Abdelmoubine Amar Henni – tem como público-alvo estudantes da etapa final da graduação em Matemática, ou ciências afins. Alunos já formados, que desejam ingressar no mestrado em Matemática, também poderão participar, como parte do processo seletivo e do nivelamento.
Continue a leitura.

Sistema de Consulta Pública possibilita participação da comunidade universitária em atos normativos

A UFSC aderiu ao sistema de Consulta Pública para promover a participação do cidadão em temas relevantes para a Universidade; assim, a comunidade pode discutir e sugerir os atos normativos. Confira a reportagem da TV UFSC e participe do processo por meio do site: consultapublica.ufsc.br. Um dos atos normativos abertos a sugestões é a Resolução que institui a Corregedoria-Geral da Universidade Federal de Santa Catarina. A norma teve o período de envio de propostas prorrogado até 3 de janeiro de 2014, para garantir maior participação da comunidade universitária. Leia mais.

Estudantes de licenciaturas poderão participar do Programa Be-Mundus

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) informa que estão abertas de 12 de novembro de 2013 a 15 de fevereiro de 2014, as inscrições para o Be Mundus Project, promovido pela Erasmus Mundus Programme. Poderão se candidatar às bolsas estudantes de graduação da área de licenciatura. Confira a Página do Programa. Outras informações: bemundus@contato.ufsc.br.

PET Pedagogia publica boletim sobre grupos de pesquisa ou instituições

O PET Pedagogia publicou seu Boletim Acadêmico Abiodum número 5. As estudantes Aline Effting, Ana Flavia A. Garcia e Daniely Borges, juntamente com a professora colaboradora, Vânia Beatriz Monteiro da Silva, apresentam uma agenda de estudos e debates no campo da formação de professores e demais profissionais da educação, através do tema “Educação das Relações Étnico-Raciais”. Continue a leitura.

Comissão de Carreira orienta TAEs sobre a participação no Vestibular

A Comissão Interna de Supervisão da Carreira – CIS – publicou uma nota com informações a respeito dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) que irão prestar provas no Vestibular 2014 da UFSC, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, orientando sobre o direito a dispensa do trabalho para realizar o concurso. Leia na íntegra.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

Tags: Divulga UFSCracismoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavestibular 2013