Homenagem póstuma ao professor Paulo Henrique Blasi

19/11/2013 15:38

Paulo Henrique Blasi. Foto: Divulgação/OAB

Lição de vida

Paulo Henrique Blasi, nascido em Campos Novos, faleceu no dia 29 de outubro de 2013, em Florianópolis, aos 84 anos. Formado, em 1953, pela então Faculdade de Direito de Santa Catarina, em que foi professor de Direito Administrativo, desde 1957. Em 1955, foi admitido como consultor jurídico do Estado de Santa Catarina, onde exerceu os cargos de procurador-geral (1959-60), secretário de Estado da Justiça (1958), da Administração (1972) e da Educação (1973-74). Ocupou, também, as funções de juiz do TRE/SC, conselheiro estadual e federal da OAB e presidente da OAB/SC (1989-91). Durante sua gestão, foi criada a Escola Superior de Advocacia, destinada ao aperfeiçoamento de advogados.

Foi um dos pioneiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se dedicou ao magistério do ensino superior, e foi responsável pela consolidação do Programa de Pós-Graduação em Direito, a partir de 1974, juntamente com o professor Acácio Garibaldi de Paula Ferreira S. Thiago. Como coordenador do Programa, por mais de dez anos (1976-1988), teve seu trabalho reconhecido pela Capes/MEC, que, quatro anos após ter sido implantada, conferiu ao Programa o conceito máximo. Foi responsável pela orientação de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e membro de inúmeras bancas examinadoras. Foi também membro dos conselhos superiores e de comissões especiais, como a que reformulou o Estatuto e o Regimento Geral da UFSC.

Recebeu muitos prêmios, como a Ordem do Mérito Judiciário do TJSC, a Medalha João Baptista Bonnassis da OAB/SC e o Troféu Jurista Clóvis Bevilacqua. Em 2008, recebeu homenagem do desembargador Volnei Ivo Carlin, com o lançamento da obra “Grandes Temas de Direito Administrativo”, que deixou evidenciado o respeito que lhe devotava a magistratura catarinense.

“Foi espelho e inspiração de jovens que sonhavam com a carreira jurídica”. Com perfil de mestre e conselheiro, era admirado por todos os seus alunos e colegas, por sua competência, integridade, serenidade, dignidade, inteligência e simplicidade. A sociedade catarinense, por questão de justiça, inscreverá o professor Paulo Henrique Blasi na galeria de seus filhos mais ilustres.

Ademar Arcângelo Cirimbelli (aacirimbelli@linhalivre.net)
Advogado, Administrador, professor aposentado e ex-diretor do Centro Socioeconômico da UFSC

Tags: Paulo Henrique BlasiUFSC