Professor do Canadá visita UFSC para curso sobre Fotofísica Molecular e Optoeletrônica

22/10/2013 10:01

Marcos Ribas, pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia Civil, e o professor e coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, Ricardo Rüther, ambos da UFSC, foram contemplados no Programa Ciência Sem Fronteiras – Categoria Pesquisador Visitante Especial, para trabalhar com o professor Ronald Steer, do Departamento de Química da University of Saskatchewan (Canadá). Steer, em janeiro de 2014, visitará a Universidade e uma das atividades planejadas será a realização de um curso, de seis horas, de Introdução à Fotofísica Molecular e Optoeletrônica com foco em Células Sensibilizadas por Corantes (DSSC´s). Confira a descrição do Programa – Short Course.

Informações e interessados em participar do curso devem entrar em contato pelo e-mail marcos.ribas@posgrad.ufsc.br ou marcosrbribas@gmail.com.

Os pesquisadores da UFSC trabalham no desenvolvimento de novos materiais orgânicos, suportados pelo aniquilamento tripleto-tripleto, para aplicação em OLEDs e confecção de Células Solares Orgânicas com eficiência na conversão de potência próximas a 40%.

Em 2013, Steer recebeu o prêmio John C. Polanyi da Sociedade Canadense de Química, pela excelência em sua pesquisa nas áreas de Fotoquímica, Fotofísica e Espectroscopia Molecular Fluorescente, focado principalmente na compreensão do comportamento de moléculas orgânicas que absorvem luz e que estão desbravando novas fronteiras na área de energia solar.

Tags: Marcos RibasRicardo RütherRonald SteerUFSC