TV UFSC reapresenta documentário “Zumblick na eternidade”
A TV UFSC reapresenta no domingo, 29, às 21h, o documentário “Zumblick na eternidade”, dirigido por Zeca Pires e realizado pelo Núcleo de Produção de Áudio e Vídeo da emissora, que retrata a vida do artista plástico catarinense Willy Alfredo Zumblick, morto em abril de 2008. O filme conta com uma entrevista realizada pelo diretor em 2002 com o pintor e sua esposa Célia, além de depoimentos de amigos, como Jurema Fischer, Maria Celeste Neves, Esperidião Amin, críticos, artistas e jornalistas.
Zumblick sonhou ser caminhoneiro, foi ourives, artista plástico considerado um dos melhores e um grande ser humano, e sempre ao lado de sua mulher. Além disso, é um dos raros artistas que possui um museu para abrigar suas obras. “Um museu com problemas, é bem verdade”, esclarece Pires, que acrescenta: “É esse lado que o documentário tenta abordar e transmitir, com ênfase para os quadros de Zumblick”.
Carnaval do RJ e ex-governador de MG no especial Cinema Silencioso
Quase nada se sabe sobre a produção cinematográfica no início do século XX, mas a Cinemateca Brasileira encontrou 27 filmes, datados entre 1910 e 1932, que estavam praticamente perdidos. A TV UFSC apresenta a série especial “Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro”, com duas exibições neste sábado, 28.
“Jornal Carioca”, que será exibido às 14h, traz imagens perdidas do Pão de Açucar, baía de Guanabara, Corcovado, bairros da Glória, Cinelândia e Lapa, da ressaca na avenida Beira-mar e o clima do carnaval no início da década de 30 na então Capital Federal, Rio de Janeiro. Na sequência, às 14h10, “Inauguração Usina Presidente Antônio Carlos”, negativos de imagens não-montadas de Igino Bonfioli que retratam a inauguração de uma usina hidrelétrica por Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, na época, presidente do Estado de Minas Gerais.
Escritor Raimundo Caruso no UFSC Entrevista
Raimundo Caruso é jornalista e professor, natural de Urussanga. No programa, o catarinense fala sobre o lançamento do seu mais novo livro, “Sahara Brasiliae”. Escrito em 2012, o romance é uma obra de ficção e conta a história da capital brasileira, soterrada por dunas de areia e que desapareceu do mapa.
Caruso é autor de 12 livros, entre obras de reportagens sobre a Amazônia, os Açores, Nicarágua, Bolívia e República Dominicana, além de poesias e peças teatrais. Pelo romance “Noturno, 1894”, ganhou o primeiro prêmio do Concurso Nacional de Literatura “Cidade de Belo Horizonte”, em 1989.
O UFSC Entrevista com Raimundo Caruso estreia nesta segunda, às 20h.
Campeonato Brasileiro Série C
O Mogi Mirim (SP) enfrenta o Madureira (RJ) para continuar na liderança do Grupo B do Brasileirão série C neste sábado, 28, às 19h, no estádio Romildão, em São Paulo. O time paulista tem 26 pontos e o carioca ocupa a sétima posição, com 17. A partida será exibida a partir das 18h30.
Pela 16ª rodada, o Macaé (RJ) joga contra o CRAC (GO), no Moacyrzão, RJ, e o Fortaleza (CE) enfrenta o Luverdense (MT), em casa, no estádio Presidente Vargas, CE, às 16h.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites ww.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista também aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Natália Porto/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC