Semana UFSC – De 13 a 18 de maio de 2013

12/05/2013 12:52

Semana UFSC

De 13 a 18 de maio de 2013

 

AVISOS

Inscrições abertas para tutor a distância em Letras Espanhol

A Coordenadoria do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, na modalidade a distância, abre inscrições até 27/5 para a contratação de bolsista que atuará como tutor a distância no curso de graduação em Letras Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela UFSC. As incrições devem ser feitas na Secretaria do Curso de Letras Espanhol EaD, na Sala 521 do Bloco B do CCE, de segunda à sexta, das 13h às 17h. Confira o edital completo. Mais informações: https://ead.ufsc.br/espanhol/.

Inscrições para Mestrado Profissional em Letras (Proletras) acabam dia 20/5

O Proletras, em rede nacional e com sede administrativa geral na UFRN, lançou seu primeiro edital para o preenchimento de 829 vagas, distribuídas de acordo com o quadro de cada instituição. As inscrições vão até 20/5, e a prova será no dia 16/6, nos municípios sedes das instituições participantes. O Proletras da UFSC abriu 13 vagas. As aulas iniciarão em agosto. Mais informações no edital http://goo.gl/avlDz.

Inscrições abertas para trabalhos sobre pequenos cinemas na América Latina

A quarta edição da Conferência Internacional Small Cinemas – Crossing Borders, organizada pela UFSC, será realizada de 4 a 6/11, no Centro de Cultura e Eventos. Até 30/5, profissionais e estudiosos de Cinema podem enviar trabalhos. Mais informações: http://4smallcinemas.ufsc.br/.

Inscrições para mestrado e doutorado em Física até 22 de maio

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC informa a abertura de processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado. A prova será realizada no dia 3/6. Mais informações: http://goo.gl/OkCIz,
3721-2308 ou ppgfsc.posgrad.ufsc.br.

Inscrições abertas para submissão de trabalhos em congresso internacional de direito

O Comitê Científico do “Congresso Internacional Os Desafios do Barreau Invisible: a contribuição dos Conselheiros Jurídicos dos Estados à consolidação da Corte Internacional de Justiça”, que ocorrerá entre os dias 10 e 12/6, no Auditório do CCJ, convida professores, pesquisadores e estudantes a contribuir com textos para a “Comunicação acadêmica”, a ser publicada no evento. A entrada é gratuita, com um limite de 90 vagas, e a inscrição pode ser realizada no link http://goo.gl/khcxr. Mais informações: goo.gl/Rb1hd.

Inscrições abertas ao Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica

O Prêmio é uma iniciativa da Organização Odebrecht que visa a incentivar, mediante patrocínio financeiro, a pesquisa histórica e a produção editorial que, pela originalidade e ineditismo, representem efetiva contribuição para a historiografia do Brasil. As inscrições devem ser feitas até 30/6 pelo site http://goo.gl/IwzIg.

UFSC coordena curso gratuito em tecnologia digital a distância para alunos da rede pública

Com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública de ensino qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação, o MEC, por meio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de Santa Catarina, está com inscrições abertas para o curso Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado. Estudantes que estejam cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio podem se inscrever até o dia 29/5, no endereço www.alunointegrado.ufsc.br. O curso é gratuito e oferece mais de 4.500 vagas.

Também estão abertas as inscrições para contratação de orientadores, tutores presenciais e tutores a distância.

Senses&Sensibility 2013: submissão de trabalhos para conferência até 20 de maio

Termina no dia 20/5 o prazo de submissão de trabalhos para o 7º Senses&Sensibility, conferência internacional que abrange as áreas de Design, Cultura Visual, Fotografia, Moda, Publicidade e Marketing, e que será sediado na UFSC, de 7 a 9/11. Mais informações: http://www.sensesandsensibility.org.

Prorrogado prazo para envio de trabalhos ao Graphica’13

O prazo para a submissão de artigos para o 21º Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico (Graphica 2013) foi prorrogado para o dia 6/6. O encontro será realizado de 3 a 5/11 na UFSC. Mais informações: http://graphica2013.ufsc.br/.

Reorganiza UFSC prorroga prazo de questionário para chefias

O preenchimento do Questionário das Chefias do Grupo de Trabalho “Reorganiza UFSC: isonomia para todos” foi prorrogado até dia 13.
As chefias selecionadas constam na página
http://reorganiza.ufsc.br/2013/05/03/lista-de-chefias-que-responderao-ao-questionario/. Mais informações: http://reorganiza.ufsc.br, ou 3721-4986/4556/4557.

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 13 de maio

  • Seminário “Mapeando Controvérsias Contemporâneas: Humanos e Não-Humanos na Antropologia”

Serão discutidas questões contemporâneas da Teoria Antropológica, socializando as atividades desenvolvidas no projeto de pós-doutorado “O Texto da Rede: a produção etnográfica a partir de uma perspectiva sociotécnica”. O seminário ocorre às 18h, no auditório do CFH. Mais informações: .

  • 1ª Semana do CCB Recicla

Entre os dias 13 e 17 ocorrem palestras sobre o Projeto CCB Recicla, gestão de resíduos sólidos e outros projetos da área ambiental. Pipocadas com filmes sobre o tema, oficina de reciclagem e visita ao Aterro Sanitário de Biguaçu são outros atrativos da semana. Acontece nas Salas 8 e 10B da ala nova do CCB. Mais informações em www.recicla.ccb.ufsc.br.

  • Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn)

A SBEn é uma promoção da Associação Brasileira de Enfermagem (Nacional, Seções, Regionais e Núcleos) que será realizada entre os dias 12 e 20. Os eventos da programação acontecem em vários locais de Florianópolis, dentre eles, a UFSC. Mais informações: http://goo.gl/wo8uP e http://goo.gl/6kObT.

  • Seminário Energia + Limpa: conhecimento, sustentabilidade e integração

O Instituto Ideal vai realizar o “Seminário Energia + Limpa: conhecimento, sustentabilidade e integração”, das 8h30min às 17h30min, no Auditório da Reitoria da UFSC. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas em http://goo.gl/tfExU.

  • Professor canadense propõe introdução de disciplinas ministradas em inglês na UFSC

O professor Evandro Bocatto, da Grant MacEwan University, do Canadá, reúne-se com o secretário-adjunto de Relações Internacionais da UFSC, André Ramos, para discutir a possibilidade de a Universidade ministrar disciplinas em inglês. Mais informações: .

  • Sarau Boca de Cena homenageia o 125º aniversário da Abolição da Escravatura

O projeto de extensão Sarau Boca de Cena da UFSC promove evento gratuito em homenagem ao Dia da Abolição da Escravatura, às 19h, na Escola Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro dos Ingleses. As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade.
Performances musicais, poéticas, plásticas, audiovisuais e capoeira formam esta edição. Mais informações: https://sites.google.com/site/saraubocadcena/home.

  • Capoeira da Ilha

O Projeto Capoeira da Ilha promove, até o dia 16, eventos para discussão da abolição da escravatura. Estão programados: oficina de rua, feijoada no Quilombo de Macacu, convivência entre capoeiras e mestre Ananias, mesa-redonda, palestra “Fala Mestre”, oficinas de capoeira, roda do Básico entre outros. Mais informações em http://goo.gl/NE35y.

  • Coletivo Kurima promove 2º Reflexões

O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC promove o evento 2º Reflexões sobre 13 de maio – “Da abolição à Permanência de Estudantes Negros nas Universidades Federais: Em busca de Novas Políticas na UFSC, para Novas Perspectivas Estudantis”, das 8h às 12h, no Auditório do CED. Mais informações: .

Terça-feira, 14 de maio

  • Minicurso sobre Francis Bacon

Nos dias 14 e 16, o professor Sergio Hugo Menna, da Universidade Federal de Sergipe, oferece um minicurso sobre a filosofia de Francis Bacon. Será na Sala de Usos Múltiplos da Antropologia, no CFH, das 15h às 18h. Mais informações: http://filosofia.ufsc.br/minicurso-francis-bacon.

  • Fórum sobre internacionalização de carreira

O Carreira Global ocorre às 19h, no Auditório da Engenharia de Produção. O evento é destinado a universitários acima da 6ª fase e recém-graduados e vai oferecer uma nova perspectiva sobre mercado e carreira internacional, com foco em Gestão e Tecnologia da Informação. Inscrições devem ser feitas em www.goo.gl/Esk51.

O evento é promovido pela Aiesec.

Mais informações: ou 9981-1948.

  • Conselho Universitário realiza sessão extraordinária

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC se reúne em sessão extraordinária às 8h30min, na sala “Professor Ayrton Roberto de Oliveira” (Sala dos Conselhos). A sessão será transmitida ao vivo. Mais informações: 3721-9522, 3721-4916 ou .

Quarta-feira, 15 de maio

  • 6º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional

O evento será realizado de 15 a 17/5, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições de ouvintes podem ser feitas até 15/5 (vagas limitadas) e são gratuitas. Informações: 3721-8611 ou em escravidaoeliberdade.blogspot.com.br.

  • Ciclo sobre Literatura Latino-americana

O “1º Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana” discute o romance “Os Sete Loucos”, do autor argentino Roberto Arlt. A palestrante será a doutora em Literatura pela UFSC, Eleonora Frenkel Barretto.
Ocorre às 14h, no Auditório Elke Hering da BU. As inscrições são gratuitas.
Mais informações: portalbu.ufsc.br/ciclodepalestras.

  • 2º Prêmio Fapeu de Divulgação Científica

A cerimônia de Premiação do “Talentos – Prêmio FAPEU de Divulgação (Ano II)” será às 16h, no Auditório da Fapeu. O objetivo da premiação é estimular, divulgar e prestigiar trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação que tenham como tema projetos ou grupos de pesquisa apoiados pela fundação. Mais informações em http://goo.gl/V13h3.

Quinta-feira, 16 de maio

  • Exibição do filme “Precisamos falar sobre Kevin”

O Projeto Cinema Mundo exibe o filme “Precisamos falar sobre Kevin” (We need to talk about Kevin, Lynne Ramsay, 2011), às 18h30min, no Auditório Elke Hering da BU. O debatedor será o professor Márcio Markendorf. A
entrada é franca. Mais informações: http://cinemamundo.cce.ufsc.br/.

  • Seminários do PET de Metrologia e Automação

Os seminários são ministrados no prédio da Fundação Certi (ao lado da arquitetura), às 12h10min. Nesta quinta, o seminário será sobre placas de vídeo. Para participar basta inscrever-se na semana do seminário desejado site www.petma.ufsc.br.

  • Oficina sobre gestão esportiva com Enio Gomes

Com o intuito de discutir a administração nos esportes, a Atlética ADM promove a palestra “Gestão no Esporte”, com com o diretor de planejamento e superintendente de esportes do Avaí FC, Enio Gomes. Será abordada a implementação dos princípios da Administração no Clube. Às 10h, no Auditório do CSE. Mais informações: .

  • Palestras com professor italiano Eduardo Blasco

O professor Eduardo Blasco Ferrer, da Università di Cagliari, ministra duas palestras: “Le variabili nelle traduzioni: di nuovo After Babel?”, no dia 16, às 10h, na Sala Hassis do CCE, e “La lingua italiana a più di 150 anni dall’Unità”, no dia 17, às 10h, na Sala Drummond do CCE. Mais informações: 3721-9351.

  • Seminário de capacitação para professores de escolas públicas

A primeira etapa do “Seminário de Capacitação para Professores das Escolas Públicas de Santa Catarina” ocorrerá das 14h às 18h, no Auditório do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Ao todo serão cinco encontros de quatro horas aulas, em intervalos de 15 dias, visando a leitura prévia do material a ser discutido presencialmente. Mais informações: http://www.africa.ufsc.br/seminario-etapa-1/.

  • Grupo de estudos afro-latino-americanos promove conferência com professoras da UFF

A conferência “América(s) e África(s): caminhos entrecruzados” será ministrada pela professora Emérita da UFF, Laura Cavalcante Padilha. O evento será às 15h, na Sala Hassis do bloco B do CCE. Mais informações: .

  • UFSC sedia seminário sobre educação na fronteira

Nos dias 16 e 17/5 será realizado o 3º Seminário do Observatório da Educação na Fronteira (Obedf), evento que marca o encerramento do projeto. O objetivo é apresentar os avanços realizados e debater ações para implementar a educação bilíngue no contexto das fronteiras. A programação será no Auditório Elke Hering da BU e é aberta ao público. Mais informações: http://obedf2010.blogspot.com.br/ ou .

  • 3° Mutirão de Coleta de Materiais Eletrônicos do Projeto CCB Recicla

O “Projeto CCB Recicla” promoverá nos dias 16 (das 14h às 17h) e 17 de maio (das 9h às 17h), no varandão do CCE, o terceiro grande mutirão de coleta de materiais eletrônicos, no qual serão aceitos os seguintes equipamentos: CPU, monitor, mouse, teclado, estabilizador, nobreak, notebook, aparelhos de fax, impressora, telefônicos, de som, televisores, cabos em geral, CDs, DVDs, cartuchos de impressoras, micro-ondas, cafeteiras e demais eletroeletrônicos de pequeno porte. Mais informações: http://www.recicla.ccb.ufsc.br/.

Sexta-feira, 17 de maio

  • Colóquio do Departamento de Matemática

O objetivo do Colóquio é divulgar tópicos de matemática, visando a estimular as atividades acadêmicas dos estudantes e do corpo docente. Esta semana, ocorre a palestra “Uma introdução ao Fluxo de Curvatura Média” com o professor da UTFPR, Márcio Rostirolla Adames. O evento será às 14h, na Sala 007 do prédio do Departamento de Matemática. Mais informações: mtm.ufsc.br/~coloquio.

  • Projeto Cine Paredão promove exibição de filmes e debate

O projeto Cine Paredão exibe os filmes “No rastro da carne” (2007, Direção Lau Santos e Silvio Almeida) e “Uma onda no ar” (2002, Direção Helvécio Ratton), no dia 17, às 19h, no Miniauditório do CFH. Depois dos filmes haverá debate com Lau Santos (diretor do curta-metragem e diretor do NAN, Núcleo de Atores Negros) e Benjamin Abras (ator de Uma onda no ar e performer mineiro). Mais informações: .

Sábado, 18 de maio

  • Reunião do Projeto Sisbiota

Nos dias 18 e 19, o Projeto Sisbiota promove encontro dos pesquisadores para reunião de avaliação e definição das próximas ações do projeto, que tem como foco o estudo sobre a biodiversidade marinha no Brasil. Mais informações: http://www.sisbiota.ufsc.br/.

  • Inauguração do sinal aberto da TV UFSC

A TV UFSC estreia sua programação local com sinal aberto para a Grande Florianópolis, em transmissão digital a partir das 11h. A cerimônia será presidida pela reitora Roselane Neckel e terá a presença do presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve. A TV UFSC é mantida pela UFSC, tem sede em Florianópolis e funciona desde 1998 como canal por assinatura.

  • Para sugestão de eventos, entre em contato através do e-mail

 

AGENDA CULTURAL
  • Exibição de filmes

– O Projeto Cinema Mundo exibe o filme “Precisamos falar sobre Kevin” (We need to talk about Kevin, Lynne Ramsay, 2011) A sessão acontece dia 16, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da BU. A
entrada é franca.

– O projeto Cine Paredão exibe os filmes “No rastro da carne” (2007, Direção Lau Santos e Silvio Almeida) e “Uma onda no ar” (2002, Direção Helvécio Ratton), no dia 17, às 19h, no Miniauditório do CFH. Depois dos filmes haverá debate com Lau Santos (diretor do curta-metragem e diretor do NAN, Núcleo de Atores Negros) e Benjamin Abras (ator de Uma onda no ar e performer mineiro).

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Maio

  • 34ª Semana de Geografia da UFSC. O evento será realizado de 20 a 24, no CFH e Auditório da Reitoria, e contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, espaço de diálogo, mostra audiovisual, e saídas de campo. Nesta edição, serão debatidos os impasses e desafios brasileiros para a efetiva incorporação da paisagem e da biodiversidade em projetos social e ambientalmente viáveis para as regiões do país. Programação e inscrições: xxxivsemageo.paginas.ufsc.br ou .
  • 3º Curso de Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG)- Noções básicas do software ArcGis. Ocorre nos dias 20, 22, 24, 27 e 28/5 das 19h30min às 21h30min na sede urbana do Instituto Çarakura, ao lado da UFSC em Florianópolis.
    As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 13/5 pelo e-mail .
    Mais informações: 3338 8722.
  • Simpósio sobre educação à distância. A UFSC e o IIFSC irão realizar nos dias 22 e 23 o Simpósio sobre Educação a Distância (EaDSIMP 2013), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. O evento terá como tema a institucionalização da Educação a Distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior. Mais informações: http://eadsimp2013.wordpress.com/.
  • “Seminário sobre 70 anos de Consolidação das Leis do Trabalho, uma reflexão social, econômica e jurídica”. O CCJ promove o “Seminário sobre 70 anos de Consolidação das Leis do Trabalho, uma reflexão social, econômica e jurídica”, que ocorrerá no dia 23, das 18h30min às 21h45min, no Auditório do Fórum Distrital do Norte da Ilha, junto ao CCJ. As inscrições são gratuitas e realizadas no local a partir das 18h. Mais informações: http://goo.gl/fJYW1 ou .
  • Teatro Surdo + Teatro Desessência. Com o apoio do Departamento de Artes e Libras (DALi), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, será realizado no dia 24, das 18h às 22h, na Casa das Máquinas, o “Teatro Surdo + Teatro Desessência”, com os artistas Oliver Schetrit e Clarissa Alcântara. O evento faz parte do Programa Ateliê-Teatro e é aberto ao público.
    Schetrit, renomado artista francês surdo, fará neste mesmo dia, das 9h às 12h, uma palestra no Auditório da Fapeu. Entrada gratuita. Mais informações: 3721-9704 ou .
  • 8º fórum da Associação Mundial de Economia Política.O evento tem como tema “Desigualdade e capitalismo mundial: Análise, política e ação”, e terá a presença de pesquisadores marxistas de mais de 40 países. A reunião é aberta à comunidade acadêmica e terá o inglês como língua oficial. Acontece de 24 a 26, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos e no CSE. Mais informações: encontrowape.blogspot.com.br, e 3271-6483.
  • Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual. A Fundação Catarinense de Entidades De e Para Cegos e a Associação Catarinense para Integração do Cego, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade/Prograd, realizarão o 1º Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual. É destinado a pessoas com deficiência visual, representantes de entidades de pessoas com deficiência visual, profissionais da educação especial, bem como de outras áreas afins e interessados por conhecer aspectos ligados a este segmento. Ocorre dias 30 e 31, no Hotel Praiatur,localizado na Praia dos Ingleses. Mais informações: .
  • 4º Encontro de Matemática Universitária. O Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática da UFSC realizará o 4º Encontro de Matemática Universitária entre 30/5 e 2/6. As inscrições podem ser feitas até o dia 24/5 pelo link http://goo.gl/x2kdF. O custo para alunos da graduação ou da pós-graduação com alojamento é de R$ 55, sem alojamento R$ 45, e para professores R$ 70. Mais informações: encontropet.mtm.ufsc.br/insc.html.

Junho

  • Semana de Direitos Humanos da UFSC. A quarta edição da Semana de Direitos Humanos acontece nos dias 3, 4 e 5. Os trabalhos produzidos para apresentação devem se encaixar na temática do evento, Construção da Paz e Segurança Internacional, ou em uma das linhas de pesquisa do Observatório de Direitos Humanos. Mais informações: http://goo.gl/PI1QU.
  • UFSC sedia evento internacional Coleções Literárias: Textos/Imagens. Entre os dias 5 e 7, a UFSC será a sede do congresso internacional “Coleções Literárias: Textos/Imagens”. O evento tem como questão central a imagem, uma forma de expressão fundamental para áreas como literatura, teatro, pintura e cinema, entre outras. As inscrições como ouvintes vão até o dia 4/6. A programação será no Auditório Henrique Fontes do CCE.
  • Congresso Internacional Os Desafios do Barreau Invisible: a contribuição dos Conselheiros Jurídicos dos Estados à consolidação da Corte Internacional de Justiça. Ocorre entre os dias 10 e 12/6, no Auditório CCJ. O evento é gratuito, com um limite de 90 vagas, e a inscrição pode ser realizada neste no link http://goo.gl/khcxr. Mais informações: goo.gl/Rb1hd.
  • 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (Apcg). Com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: pesquisas e perspectivas”, o seminário reúne geneticistas e pesquisadores de acervos para confrontarem suas pesquisas. Além de simpósios, professores convidados ministrarão conferências e minicursos para que tanto alunos quanto professores possam aproveitar as especificidades desses estudiosos e conhecer mais profundadamente seu trabalho. Acontece entre os dias 18 e 21 na UFSC. Mais informações: www.congresso.apcg.com.br.
  • 17ª edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul). O FAM2013 será de 14 a 21, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Agosto

  • 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O evento será realizado de 4 a 7 de agosto, na UFSC, com o tema “Sociedade, Saúde e Esporte”. Com palestras, oficinas, vivências em escolas do sistema de ensino público de Florianópolis, entre outras atividades, o SEURS pretende fomentar a discussão entre os jovens extensionistas das universidades púbicas do Sul do País. Mais informações em proex.ufsc.br.
  • 10º Encontro Catarinense de Saúde Mental (Ecsm) e 1º Encontro Nacional de Humanizaçăo, Arte e Saúde (Ienhas). O Ecsm terá convidados nacionais e internacionais que estarão presentes em debates, rodas de conversa, palestras, minicursos e oficinas. Haverá abertura para apresentações de trabalhos e apresentações culturais e artísticas. O Ienhas junta profissionais, acadêmicos, artistas e outros envolvidos com a arte para discutir o tema “Re-unir : Movimento para superar a fragmentação do saber e do fazer”. Ocorrem de 25 a 27, no Centro de Cultura e Eventos. Mais informações: http://www.ecsm2013.org/ ou .
Para sugerir eventos, envie e-mail para

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

Para receber este informativo por e-mail, clique aqui.

 

Tags: semana UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina