Palestra sobre experiência pioneira de alfabetização de adultos com método Paulo Freire
O PET- Pedagogia promove nesta quarta-feira, 8 de maio, às 18h30min, no Auditório do CED, a palestra “Uma imersão na experiência inaugural de Alfabetização de Adultos de Angicos”, com a professora Nilcéa Lemos Pelandré. O Projeto Paulo Freire em Angicos (RN) contribuiu para a alfabetização de 300 jovens e adultos em 1963. Celebrando-se, portanto, 50 anos desta bem-sucedida experiência.
Inscrições: petpedagogia07@gmail.com (envie nome completo e CPF). Haverá certificado de participação.
Sobre a professora Nilcéa
Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1998). Atualmente é professora voluntária da UFSC. Tem experiência na área de Linguística, Ensino e Formação de Educadores, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Pesquisou no seu doutorado o trabalho de Paulo Freire, com o título: Efeitos a longo prazo do método Paulo Freire.
Sobre Angicos ( RN)
Angicos não é apenas um símbolo da luta contra o analfabetismo no Brasil. É um marco da luta pela universalização da educação em todos os graus, superando a visão estreita de que os graus superiores são destinados apenas aos segmentos das elites e das vanguardas. A proposta de Paulo Freire é mais ampla: uma educação para a democracia, uma educação que potencialize a construção da à cidadania. A luta contra o analfabetismo no Brasil, com a experiência de Angicos passou a ter – particularmente naquele contexto de 50 anos atrás – uma importância incomensurável, pois passou a destacar a dimensão política como fundamento da função gnosiológica da educação constituindo um passo importante para a construção da Democracia Brasileira e da Cidadania Multicultural do Brasileiro. Fonte: http://angicos50anos.paulofreire.org/a-experiencia/Acessado em: 25/04/2013