“O Berço do Herói” nesta quarta no Teatro da UFSC
Continua na UFSC a Semana de Arte do DAC, que acontece de 2 a 7 de dezembro, e tem como objetivo apresentar à comunidade boa parte do resultado de projetos culturais realizados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC. Durante o ano, o DAC realiza diversos projetos culturais permanentes em Teatro, Música, Cinema e Artes Visuais, incluindo cursos e oficinas Livres de Arte. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
A coordenação desses trabalhos é realizada por profissionais do DAC, alguns com a atuação de artistas-instrutores da comunidade. As atividades são abertas aos integrantes da Universidade e ao público em geral, geralmente abrindo inscrições no início de cada semestre.
O fim do ano é um momento em que muitas dessas atividades chegam ao fim e tem seus trabalhos concluídos. A realização da Semana de Arte do DAC é uma oportunidade de dividir com a comunidade parte dos trabalhos realizados pelos projetos culturais permanentes.
Todos estão convidados para assistir às apresentações culturais. Uma oportunidade para conhecer um pouco do trabalho artístico realizado pelo DAC; uma oportunidade de fruição da Arte e de reflexão sobre a sua importância na formação e na vida das pessoas.
Programação de quarta-feira, 5/12
Don Quixote de las Dunas – 10h (Teatro da UFSC): O teatro de bonecos conta a história de uma comunidade da Ilha próxima às dunas e ao mar, diante da chegada de um Turista que, não conhecendo a comunidade, pensa em se instalar para explorar o meio, vai jogando lixo no mar, assustando os peixes. Saindo de um livro, que Vovô Felício está lendo para sua neta, o personagem Don Quixote surge para salvar a Ilha junto com os moradores e o próprio Turista. Produção: Núcleo Teatro de Bonecos da Oficina Permanente de Teatro/DAC. Texto: Antonieta Mercês, Sonoplastia: Sérgio Bessa, Iluminação: Luciano Bueno. Concepção e montagem: Ivana Fossari, Coordenação da OPT: Carmen Fossari. Duração: 40 min. Classificação: Livre.
As Quatro Estações – 15h (Teatro da UFSC): Leitura dramática realizada pelos alunos da Oficina de Teatro para Adolescentes. O texto do catarinense Antônio Cunha discorre sobre o universo feminino em quatro módulos, divididos como nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. A peça fala das quatro fases da vida de cinco mulheres amigas durante a infância, a juventude, a maturidade e a velhice. Coordenação: Zélia Sabino. Direção: Nastaja Brehsan. Preparação Vocal: Teresa Pesenti. Duração: 45 min. Classificação: 13 anos.
Projeto 12:30 – 12h30 (Varandão do CCE): O Projeto 12:30, atividade permanente de extensão, é realizado pelo DAC e apresenta atrações culturais, como música, dança e teatro. Semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre, próximo da Concha Acústica no Varandão do CCE, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC. A atração desta semana é a banda catarinense John Bala Jones, que surgiu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, no ano de 1999. Sob influência forte do rock, funk, soul, rap, samba e vários ritmos brasileiros, o repertório com um som contagiante é caracterizado pela diversidade de ritmos, onde cada integrante inclui seu estilo musical. Coordenação do Projeto 12:30: Marco Valente.
O Berço do Herói – 20h (Teatro da UFSC): O público terá a oportunidade de conhecer o processo da Oficina Permanente de Teatro, por meio de aulas públicas, com apresentações de esquetes de improvisação com o uso da máscara neutra, mímica clássica, técnicas de circo (malabares e tecido aéreo) e, terminando a noite, a leitura de algumas cenas do texto de Dias Gomes: O Berço do Herói. Essa leitura objetiva focar o uso da voz do ator na construção dos personagens. Instrutores: Sérgio Bessa (Improvissação e Máscara Neutra), Augusto Sopran (Mímica), Léo Upierrez (Técnicas de Circo) e Teresa Pesenti (Técnica Vocal). Iluminação: Luciano Bueno. Coordenação OPT Carmen Fossari. Duração: 70 min. Faixa etária: 12 anos.
Exposição da Oficina de Cerâmica Artística – 9h às 18h (Igrejinha): Trabalhos dos alunos da oficina ministrada por Betânia Silveira, turma iniciante e avançada, em que a oficina foi um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção por modelagem manual. Estimulando o desenvolvimento das poéticas dos participantes, o curso buscou a compreensão da técnica como ferramenta que facilita a concretização das ideias.
Exposição da Oficina de Pintura – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Mostra alguns trabalhos de alunos da oficina de Pintura e Técnicas Mistas, ministrada pela Meg Roussenq, da turma iniciante e avançada, onde cada participante buscou trabalhar a investigação do olhar voltado para a pesquisa da própria produção. A construção dos trabalhos passa pelas diferentes formas de expressão em que desenho, pintura, escritura e fotografia presentificam o autorretrato acéfalo.
Exposição da Oficina de Fotografia – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Trabalhos resultantes de ensaios temáticos desenvolvidos pelos alunos da oficina de “Introdução à fotografia”, ministrada peça Rosana Cacciatore. Nas oficinas foram abordados aspectos históricos, estéticos e técnicos da fotografia.
SERVIÇO:
O QUÊ: Semana de Arte do DAC, com várias apresentações artísticas na UFSC.
QUANDO: De2 a7 de dezembro de 2012.
ONDE: Teatro da UFSC (teatro, música e cinema), Igrejinha e Hall da Reitoria (exposições de arte).
MAIS: A grade completa da programação, com dias, horários e locais das atrações, está disponível em www.dac.ufsc.br
CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-9348 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br
Fonte: Bruna Andrade, acadêmica de Jornalismo, estagiária no DAC: SECULT: UFSC.