Curso de Direito comemora seus 80 anos e recebe homenagem do Conselho Universitário

21/12/2012 15:51

Homenagem aos 80 anos do Curso de Direito celebrada nos 52 anos da UFSC – Foto Wagner Behr/ Agecom/UFSC

Foi realizada na terça-feira, 18 de dezembro, aniversário de comemora52 anos da UFSC, no Auditório da Reitoria a a sessão solene do Conselho Universitário em homenagem aos 80 anos de fundação do curso de Direito da UFSC. Compuseram a mesa a reitora Roselane Neckel; a vice-reitora Lúcia Helena Pacheco; o presidente do conselho de curadores, professor Enio Valmor Kassick; a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Olga Maria Boschi; o ex-reitor da UFSC, Ernani Bayer; o representante da Fundação José Arthur Boiteux, professor José Isaac Pilati e o presidente do Centro Acadêmico de Direito (Caxif), Leonardo Bruno Pereira. Na cerimônia, a diretora do CCJ relembrou a história do curso desde a sua criação no dia 11 de fevereiro de 1932 como Faculdade de Direito de Santa Catarina. Para Olga, a principal contribuição do curso foi ajudar na criação e consolidação da Universidade Federal de Santa Catarina como uma instituição de excelência. “É uma honra e um privilégio fazer parte dessa iniciativa que busca relembrar a trajetória dos 80 anos do curso de Direito”.

O segundo a se pronunciar foi o ex-reitor Ernani Bayer, que fez parte da primeira turma do curso de Direito a se formar pela UFSC, em 1966. Bayer destacou o trabalho do Caxif, que considerou fundamental para transformar, na época, a Alfaiataria do Didico, como era conhecido o prédio da primeira sede da Faculdade de Direito  na esquina da Rua Felipe Schmidt com a praça XV de Novembro, no Centro de Ciências Jurídicas como é hoje. “Foi uma alavanca para criar as condições necessárias de apoio político para a criação da UFSC”.

Em seu discurso, o representante da Fundação José Arthur Boiteux, professor José Isaac Pilati alertou para a necessidade de rever o currículo do curso de Direito assim como o paradigma e as fontes do sistema jurídico. “A lei é a voz do Direito, mas o Direito não é maior que a lei”, declarou.

Em seguida, foram entregues aos ex-diretores do CCJ medalhas alusivas aos 80 anos de criação do curso. O professor Ubaldo César Baltazar, vice-diretor do CCJ, recebeu a homenagem em nome do falecido professor Hélio Barreto dos Santos, que dirigiu o centro de 1986 a 1989. O professor Rogério Stoeterau, da gestão de 1989 a 1993, foi representado pelo professor Ildemar Egger. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, diretor eleito do CCJ, representou Nilson Borges Filho, diretor entre 1993 e 1996. José Luiz Sobierajski recebeu a medalha pelas gestões de 1996 a 2000 e 2000 a 2004, e a da atual diretora Olga Maria Boschi, eleita em 2004, foi oferecida pelo ex-reitor Ernani Bayer e pelo técnico-administrativo Marco Antônio Martins.

Atualmente, a graduação ocupa o primeiro lugar no ranking do Estado e o 41º lugar dos 998 cursos do Brasil, além de ser avaliada com o conceito 4 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009. Em 2011 o curso foi o único do Estado a receber o Selo de Qualidade da OAB. A pós-graduação detém o Conceito 6 de excelência da Capes.

Mais informações: http://portalccj.ufsc.br/

Patricia Cim/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: 80 anos curso de DireitoCaxifCUnsessão solene