Teatro da UFSC recebe neste domingo peça do Projeto Circo Mané
Em uma noite de lua cheia, um humilde pescador da Barra da Lagoa puxa sua rede acreditando estar lotada de peixes, mas o que ele encontra é uma grande surpresa, uma bruxa perdida. Este é o fio condutor de uma viagem ao folclore da Ilha de Santa Catarina. A peça que será encenada no Teatro da UFSC no dia 21 de outubro, às 18h, é gratuita e possui classificação livre. Utilizando de personagens típicos da Ilha da Magia, o grupo Circus Fever conta a história que tem como cenário vários locais da cidade. Ao longo da apresentação, o grupo Nosso Samba tocará sambas e chorinhos ao vivo.
O espetáculo tem como princípio fundamental mostrar a arte circense em proximidade com a cultura popular da ilha. Uma fusão que proporciona uma vivência inédita desta união e que visa levar às novas gerações o conhecimento sobre as lendas e a cultura da Ilha. Uma terra de contrastes, onde a agitação da vida moderna convive com a placidez das comunidades do interior.
A realização do evento é da Fundação Franklin Cascaes e do Fundo Municipal de Apoio às Culturas. A apresentação no Teatro da UFSC conta com o apoio cultural do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. As demais apresentações da peça acontecem dia 3 de novembro na Sede do Parque da Lagoa do Peri, às 17h30, e dia 17 de novembro na Casa das Máquinas da Lagoa, às 16h e às 19h.
O grupo
O grupo Circus Fever atua em produções artísticas de circo, teatro e ensino de artes circenses há mais de 10 anos na região de Florianópolis. Já participou de festivais, mostras e eventos em parceria com o Projeto Nosso Samba, grupo de samba e chorinho que faz parte da montagem da peça “Circo Mané”.
O trabalho de “Circo Mané” foi financiado com recurso público do edital de Apoio às Culturas de 2012, que faz parte do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. Além dessa peça, o Circus Fever possui outros dois espetáculos em seu repertório: “Hoje tem palhaçada” e “O maestro”.
O grupo já participou de diversos festivais no Brasil como o Palhaçaria (Recife, 2012), Esse Monte de mulher Palhaça (Rio de Janeiro, 2012), Maratona Cultural (Florianopois, 2011 e 2012), Circuito Popular de Arte (Santa Catarina, 2012), Ri Catarina (2011), na Mostra Traço de Teatro (Florianópolis, 2009, 2010 e 2011) Festival de Circo de Balneário Camboriú (2008 e 2010), no Festival Criançarte (Florianópolis, 2009) no III Festival Curitibano de Circo (2009), Festival Internacional de Palhaços 8º Anjos do Picadeiro (Florianópolis, 2009).
Sinopse
O espetáculo traz a história das bruxas perdidas, que, na busca por se reencontrarem, percorrem diversas localidades da ilha, esbarrando em pistas deixadas pelo caminho pelos personagens típicos de Florianópolis. Nesta jornada encontram a lua formosa, o surfista da praia da Joaquina, o boi -de -mamão e a Maricota, as criaturas de Franklin Cascaes, os malabaristas do sinal e outras criaturas, conhecendo a magia da ilha.
SERVIÇO
O QUÊ: peça “Circo Mané”
QUANDO: dia 21 de outubro, domingo, às 18h
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
QUANTO: gratuito
CLASSIFICAÇÃO: livre
CONTATO: Leonardo Umpierrez / (48) 9925-1704 ou 3237-3867/ http://circomane.blogspot.com
Fonte: Bruna Andrade – Estagiária de Jornalismo no DAC/ SECULT/ UFSC