Novas graduações da UFSC recebem reconhecimento do MEC
Nove cursos criados recentemente pela UFSC passaram pela avaliação do Ministério da Educação e conseguiram obter a nota para o reconhecimento. A novidade foram as primeiras avaliações de graduações a distância, com destaque para a obtenção das notas máximas pelos cursos de Filosofia EAD do polo de Pato Branco (PR) e de Língua e Literatura Espanhola (Espanhol EAD) dos polos de Cidade Gaúcha, Foz do Iguaçu e Pato Branco (PR), Treze Tílias e Videira (Santa Catarina) e o curso de Letras Libras EAD polo no Instituto Federal de Goiânia que obteve nota quatro. A classificação vai de um a cinco. Dentro destes parâmetros o cinco é considerado ótimo e o quatro muito bom. Os outros cursos avaliados foram Letras em Libras na sede UFSC do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), que obteve nota cinco, Filosofia EAD do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Tecnologias da Informação e Comunicação (Campus Araranguá), Artes Cênicas, Zootecnia e Design de Produto, que receberam a nota quatro, e Cinema, com nota três.
A professora Josiane Wanderlinde Vieira subcoordenadora do Curso de graduação em Design, explica que o curso de Design de Produto, está em extinção. Seguindo normas do MEC, na qual ao realizar o recadastro do curso, haveria de se optar pela nomenclatura apresentada ou justificar a manutenção do nome. O curso de Design da UFSC assumiu fazer a mudança nos moldes internacionais de ensino de design propondo um curso pleno onde o aluno monta sua formação de acordo com habilidades e competências descobertas, muitas vezes, durante o desenvolvimento do curso. Sendo assim, quem optou por continuar no curso de Design de Produto terminará sua formação, mas não há formação de novas turmas.
Sobre a avaliação
A avaliação para reconhecimento de curso é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dois avaliadores são sorteados entre os profissionais cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Eles visitam a instituição e avaliam a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico-administrativo, e as instalações físicas. Enquanto a avaliação de cursos presenciais envolve apenas a visita no local, na avaliação EAD os avaliadores precisam visitar a sede e também um ou mais polos onde o curso é oferecido.
As próximas avaliações de cada curso fazem parte da renovação de reconhecimento e serão feitas a cada três anos, com base no Conceito Preliminar do Curso (CPC) do Ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os cursos que tiverem CPC 1 e 2 são avaliados em loco. Os que tiverem conceito 3 e 4 recebem visitas apenas se solicitarem.
Mais informações: – Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitora de Graduação (Prograd): (48) 3721-8309
– EAD: http://ead.ufsc.br/
Laura Tuyama e Alita Diana/ Jornalistas da Agecom/ UFSC
laura.tuyama.ufsc.br e alita.diana@ufsc.br
Com informações dos sites dos cursos e www.vestibular2013.ufsc.br