Museu Victor Meirelles exibe maratona de Godard
O Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC em parceria com o Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina realiza no dia 28 de setembro, sexta-feira, a partir das 13h, na sala de exposições temporárias do Museu, o programa LOOP GODARD. Um dos principais nomes da cinematografia e também do panorama contemporâneo das artes, Jean-Luc Godard (1930) terá uma mostra em sequência com 10 horas de duração, incluindo uma fala sobre o cineasta, com filmes que abordam a história contemporânea e o cinema. A exibição é parte da programação da 6ª Primavera dos Museus e foi preparada especialmente pela pesquisadora e professora do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, Clélia Mello, pelo artista e poeta Cláudio Trindade e pelo coordenador da Agenda Cultural do MVM, Fernando Boppré. Às 18h30min, Clélia realizará uma fala sobre os filmes exibidos e o cineasta francês. A entrada é franca, os filmes serão todos legendados em português e o intervalo entre cada filme será de aproximadamente 5 minutos. Por volta das 18h, haverá um intervalo de 30 minutos. A previsão de término das exibições é às 23h.
Programa LOOP GODARD:
1963 / 106 min
Com: Michel Piccoli, Brigitte Bardot, Jack Palance, Fritz Lang, Giorgia Moll, Francesca Vaninite, Raoul Coutard, Jean-Luc Godard eLinda Veras.
Sinopse: Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.
Le dinosaure et le bébé– O dinossauro e o bebê
1967 / 60 min
Sinopse: Diálogo em oito partes entre Fritz Lang et Jean-Luc Godard sob a condução (direção) de André S. Labarthe.
Histoire(s) du Cinèma– História(s) do Cinema
Direção: Jean-Luc Godard
1988 a 1998 / 266 min
Sinopse: Obra monumental de Jean-Luc Godard, constituída de 4 capítulos, cada um dividido em duas partes, num total de oito episódios.
Capítulo 1(a)
Toutes les histoires – Todas as histórias
1988 / 51min
Capítulo 1(b)
Une Histoire seule – Uma história apenas
1989, 42 min
Capítulo 2(a)
Seul le cinema – Somente o cinema
1997, 26 min
Às 18h30min, Clélia Mello (professora do Curso de Cinema da UFSC) falará sobre os filmes exibidos e o cineasta Jean-Luc Godard.
Capítulo 2(b)
Fatale beauté – Beleza Fatal
1997, 28 min
Capítulo 3(a)
La Monnaie de l’absolu–A moeda do absoluto
1998, 27 min
Capítulo 3(b)
Une Vague Nouvelle–A onda nova
1998, 27min
Capítulo 4(a)
Le Contrôle de l’univers – O controle douniverso
1998 / 27 min
Capítulo 4(b)
Les Signes parmi nous – Os signos entre nós
1998 / 38 min
La origine du siècle XXI – A origem do século XXI
2000 / 16 min
Sinopse: Em vez de produzir um curta em comemoração (ou uma curta comemoração) para a entrada do cinema no segundo século, como encomendado pelos organizadores do festival de Cinema de Cannes 2000, Godard em contrapartida apresentou imagens reeditadas de guerras e atrocidades nazistas intercaladas com cenas de Maurice Chevalier em “Gigi” e do próprio Godard em “Acossado”.
Je vous salue Sarajevo– Eu vos saúdo Sarajevo
1993 / 2min
Sinopse: Uma reflexão sobre a cultura européia, nacionalismos e a guerra da Bósnia, a partir de uma foto de guerra dos fotógrafos Ron Haviv e Luc Delahaye.
JLC/JLC Autoportrait de décembre– JLC/JLC Autorretrato de dezembro
1995 / 50 min
Sinopse: Jean-Luc Godard reflete sobre o seu lugar na história do cinema, a interação entre a indústria cinematográfica e a arte assim como sobre o ato de criação artístico.
Serviço:
O quê: LOOP GODARD
Quando: 28 de setembro, sexta-feira, das 13 às 23h.
Onde: Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis.
Quanto: Gratuito
Mais informações: mvm.ac@museus.gov.br / 48 3222-0692
Sobre o Cine Paredão: projeto de extensão coordenado conta com o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, do Curso de Cinema e da Secretaria de Cultura (antiga SecArte) e é conduzido por alunos do CFH e do Cinema. O projeto exibe e discute produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, promove reflexões sobre a filmografia e as possibilidades de conhecimento nela contidas, estabelecer um espaço de articulação diferenciado de integração universidade e comunidade não acadêmica, favorece a prática do audiovisual, organizaa Flash Mobs (ações previamente combinadas) de curtas nos Halls dos Centros da UFSC nos horários dos intervalos, traz ao conhecimento da comunidade filmes raros ou de difícil acesso e fortalece os setores do conhecimento da UFSC que se utilizam do cinema como objeto de pesquisa, criação e investigação. Os professores envolvidos são Clélia Mello (Coordenadora), Aglair Bernardo e Marcio Markendorf.