Mesa debate implementação do Programa Um computador por aluno no Brasil
O IV Seminário de pesquisa em mídia-educação e o I seminário UCA BASC promoveram a mesa- redonda Programa UCA no Brasil, na tarde da segunda-feira, 10 de setembro, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Professores e pesquisadores da área trocaram experiências e discutiram a aplicação do projeto Um Computador por Aluno no país (UCA).
Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez duras críticas à implantação das políticas públicas brasileiras para a educação e destacou em sua fala a necessidade da criação de um marco civil para a internet assim como a reforma da Lei do Direito Autoral que derterminem de forma clara direitos e responsabilidades relativas à utilização dos meios digitais para que professores possam efetivamente criar e divulgar projetos pedagógicos que façam uso do laptop em sala de aula. Segundo o professor também deve haver mobilização política em torno da CPI da telefonia móvel e da expansão do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). “Fortalecer o professor é o único caminho possível, porque são eles que cobram mudanças nas políticas públicas”, finalizou.
Na sequência, as pesquisadoras Elisa Quartiero (Udesc), Maria Helena Bonilla (UFBA) e Monica Fantin (UFSC) apresentaram a pesquisa UCA BASC Gestão e Práticas Pedagógicas no âmbito do Programa UCA: Desafios e estratégias à consolidação de uma política pública para a educação Básica, projeto que envolve estudantes e professores de quatro escolas de Santa Catarina e Bahia. Um dos objetivos do projeto é oo apoio à criação de uma Rede Colaborativa de Aprendizagem entre as instituições participantes: Escola Básica Vitor Miguel de Souza, de Florianópolis, Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz, de Jaraguá do Sul/SC e Escola Estadual Padre Carlos Salerio, de Itabuna e Escola Municipal Duque de Caxias, de Irecê, na Bahia. Os resultados preliminares podem ser acompanhados no site ucabasc.org.
A mesa foi seguida do lançamento do livro Escola e Cultura Digital: Pesquisa e formação de professores, de Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella.
O Seminário se encerra nesta terça-feira, dia 11.
Informações: www.nica.ufsc.br
Patrícia Cim/ Estagiária de Jornalismo/ Agecom / UFSC
patriciacim@gmail.com